quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Steve Jackson

Quinta de generalidades - 49 de 52 -  343 de 366

E dando continuidade na semana de RPG

Steve Jackson (o americano) criou um dos RPGs mais equilibrados e genéricos (no caso de RPG ser genérico é bom, ainda mais quando vem no título) sistemas de RPG. GURPS (Generic Universal Roleplaying System)

Steve Jackson nasceu em 1953 e nos anos 70 já começou a trabalhar com design de jogos,  formou-se em Biologia e Ciência Sociais (Não sei exatamente como foi isso, graduação americana é meio complicada e só a wikipedia nacional falou isso, netão não vou dizer que são duas graduações, mas o importante é, que ao contrário da lenda urbana, Steve Jackson não é matemático).

Como ele disse, não deixe a faculdade atrapalhar os seus jogos, isso é o menos importante. Ele começou a jogar D&D, não gostava do sistema de combate sem manobras e baseado em poucas variáveis, começou a escrever a respeito. De vários jogos que publicou e por uma briga sobre prova de um produto acabou saindo e criando a Steve Jackson Games, que deu origem ao GURPS.

Ele também criou jogos como Ogre, Illuminati e Cars Wars.

O GURPS teve sua primeira edição em 1986 e sua quarta e aparentemente edição definitiva em 2004. Aparentemente o GURPS anda meio quieto, sem novidades, sem nenhuma grande atualização, sem nenhuma edição de 30 anos de GURPS. Uma pena, é um ótimo sistema, mas talvez por isso mesmo ele esteja tão quieto, é difícil imaginar grandes melhorias para a quarta versão de seu sistema básico.

Mas a SJG continua firme e forte, mas muito mais na área dos board games, com novas versões de Cars Wars e algum novo tema de Munchkin saindo por ai.

Links:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Steve_Jackson_(designer_de_jogos_americano)
https://en.wikipedia.org/wiki/Steve_Jackson_(US_game_designer)
http://sj.sjgames.com/sjbio.html
http://www.sjgames.com/gurps/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...