quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Livros de receita da União

Quinta de generalidades - 50 de 52 - 349 de 366

Antes da internet ser o depositório padrão para o conhecimento humano e tornar um monte de coisas que antes eram símbolos de status completamente banais as pessoas tinham orgulho de seus guias quatro rodas, de seus guias de criação de cães, gatos, peixes ou pássaros (mas nunca expectativas, isso você nunca deve criar), seu conhecimento de caminhos e estradas e é claro seus livros e caderninhos de receitas.

Um dos mais notórios eram as receitas do União. Ao longo dos anos o açúcar União trocou, vendeu ou qualquer coisa que o valha seus livros de receitas para as donas de casa. Era um saber oculto, um grimório ou algo do tipo.  Hoje livros antigos de receitas são relativamente baratos, acredito que o mercado de colecionador de tais itens seja pequeno ou quase nulo e parece também que essas tiragens eram gigantescas. Qualquer um pode encontrar a maioria das publicações em sebos ou no mercado livre, fora um ou outro maluco achando que tem um tesouro a maioria custa entre  uma ou duas dezenas de reais.

 Mas a União, diferente de um monte de empresas que cagam e andam para a própria história, mantém um acervo digital com scans dos livros: http://www.ciauniao.com.br/biblioteca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...