quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Os action figures de Dungeons & Dragons

Quarta de Brinquedos - 48 de 52 - 335 de 366

As miniaturas para mapas são as mais famosas, antigamente feitas em chumbo e hoje praticamente todas em plástico, fora algumas exceções de saudosistas são os bonequinhos mais famosos do RPG e do D&D. Mas existiu lá na década de 80 uma linha de brinquedos inspirada em AD&D.

Na década de 80 o boom do Dungeons & Dragons tinha acontecido e junto com o sucesso veio as licenças. E anos 80 é a época em que tudo vira desenho e vira brinquedo.

Os anos 80 foram a época com os bonecos mais legais, o que decaiu muito na década seguinte, e que temos uma explosão de bonecos muito legais nos tempos atuais, mas muito mais voltados para adultos. Pois é, imaginar que o mercado de action figures em algum momento seria muito mais voltado para adultos é estanhos, mas a vida é assim.

A empresa que transformou AD&D em plástico foi a LJN, muito mais lembrada por seus vídeo games horrorosos. É só ver um daqueles arco íris em um cartucho de Nintendo pra saber que aquele jogo seria dureza. Mas nos bonecos eles mandavam muito bem, os bonecos de Advancede Dungeons & Dragons são bem legais para a época. Isso sem mencionar outras coleções da LJN como Bionic Six, Voltron e Thundercats.

O bonecos foram produzidos entre 1983 e 1984 e somaram 22 figuras, 7 criaturas e 1 cenário. A primeira série de brinquedos é considerada superior a segunda, mas a segunda tem bonecos bem legais, como Tiamat. A escala era 3 3/4 para humanos, mas variava de acordo com a raça dos personagens. Os bonecos são bastante bonitos e inventivos, com detalhes e pinturas bem detalhadas. Uma pena algo assim nunca nem chegar perto de ser lançada no Brasil.

A STR passou por problemas no final dos anos 80 que levaram a sua venda nos anos 90 e a LJN fechou suas portas nos anos 90.

Os bonecos de Caverna do Dragão mostrados no final não me parecem da época e nunca li nada sobre uma coleção desses bonecos.








Muito mais imagens nos links.
Links:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...