quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Gary Gygax

Quinta de generalidades- 48 de 52 - 336 de 366

Ernest Gary Gygax começo
u com essa coisa toda de RPG. Mas antes disso ele nasceu, em 27 de julho de 1938 em Chicago, onde passou sua infância lendo Conan e outras publicações de fantasia, quando não estava lendo estava jogando, aprendeu a jogar xadrez aos 5 anos com o seu avô. E na escola era lastimável.

Em 1946 sua família muda para Lake Geneva, o que seria conhecida como e Meca do RPG. Sua vida nesse lugar tem algumas aventuras, o que não inclui muito estudar o que o leva a fracassar na escola. Largando a escola vai pro exército, o que também não dura muito tempo, ser um soldado de verdade era muito diferente de jogos de estratégia. Mas o status militar e os músculos ganhos no exército lhe são suficientes para conquistar Mary Jo Powell. Ele se casou aos 19 anos.

O casal teve 5 filhos ao longo da duração do casamento. Tiveram altos e baixos financeiros e de relacionamento. Do lado financeiro a coisa veio a se complicar de verdade quando Gary perde seu emprego de avaliador de riscos de uma empresa em Chicago e se torna um sapateiro para complementar a renda. Essa situação financeira precária continuaria até o início da TSR e a publicação do Dungeons & Dragons, mas calma que a gente chega lá.

Do lado afetivo a vida do casal e familiar era complicada pelo amor de Gary pelos jogos de estratégia. Sua esposa chegou a ir em uma das sessões de jogo esperando encontrar seu marido com outra, mas só encontrou mapas, réguas, livros de regras e caras barbados debruçados em tabuleiros, gritando uns com os outros. As traições só aconteceriam depois do sucesso e contribuiriam para o fim do casamento, mas isso ainda demora um pouco.

No período de sapateiro, Gygax era um design de jogos amador e participante ativo já a alguns anos na comunidade de jogos de tabuleiro e jogos de guerra. Nos anos 60 iniciou a GENCOM que continua acontecendo até hoje. Num desses eventos conheceu Dave Arnerson, foi a parceria perfeita. Os dois desenvolveram juntos alguns jogos. Dave era descrito como criativo, mas totalmente caótico. Um dos jogos que desenvolveram foi Chainmail, que daria início ao D&D. Chain mail até gerava alguma renda, principalmente seu suplemento para jogar em um universo de fantasia como de o Senhor dos Anéis.

Nota: Gary Gygax odiava Senhor dos Anéis, mas o público gostava, então acabou encorpando elementos do Tolkien ao D&D, mas trocou umas paradas de nome. A família Tolkien sabe processar muito bem qualquer um que tente se aproveitar das sua propriedade intelectuais.

O Dungeons & Dragons pegava o conceito de chainmail e o ampliava, dividia o jogo entre jogadores e Dungeon Master, mudando a figura dos juízes para um controlador de universo. O jogo foi muito testado entre amigos e família de Gary, e quando lançado foi um sucesso, em poucos anos ele ia de 1000 exemplares para uma indústria milionária.

A TSR era a empresa dessa indústria, mas como tudo na vida de Gary sua gerência era uma bagunça, o que levou a entrada de sócios, uma briga interna, uma tentativa de tomada hostil de ações, que levou a outra tentativa que custou a Gary a sua empresa. Em 1985 Gary Gygax estava fora da TSR. E passaria a brigar por direitos autorais com a empresa até ela ser vendida para a Wizards of The Coast. (que depois foi vendida para a Infrogames que depois foi vendida para a Hasbro, mercado  americanado  é muito louco). Anos antes Dave Arnerson foi afastado da TSR e uma briga parecida por direitos autorais aconteceu, mas Gygax estava do outro lado da negociação.

Outras editoras começam a aparecer, no começo elas usavam o D&D para indicar o tipo de jogo que faziam, como por exemplo o Tunnels and Trolls, mas os advogados da TSR fazem uma visitinha para essa galera e eles inventam o termo RPG (Role Playing Game) Eu sempre achei que tinha sido a TSR que inventou o nome, estava enganado.

Entre essas tomadas de ações Gary havia se separado e morava em Hollywood, lá saia com modelos e cheirava cocaína descontroladamente. Esse vício já havia começado antes. Entre festas, modelos e drogas ele escrevia e negociava produções, foi nessa época que um filme de Dungeons & Dragons quase saiu.

Fora da TSR Gygax continuou produzindo, foi quase que destruído financeiramente em um processo da TSR contra ele, mas acabou vendendo seu novo RPG para a própria empresa. Essas ações foram desastrosas para todos, nisso que a TSR quebra. A WIzards of The Coast paga uma bolada para Gary quando adquire a TSR, para arrumar de vez a bagunça de direitos autorais. Gary continua produzindo em seu ritmo louco de vida, nesse período casa com Gail Carpenter que irá lhe acompanhar até o fim da vida, o casal teve um filho.

Em 2004 Gagry Gygax rola uma falha em um teste de constituição, ele sofre um AVC, o que o obriga a diminuir o ritmo, bebe menos, dorme mais e passa a trabalhar apenas 12 horas por dia.

Em 4 de março de 2008 Gary Gygax rola uma falha crítica contra paralisação/veneno ou morte, em morre em sua casa em Lake Geneva em 69 anos.

Esse é só um resumo, sem muitas datas ou outros personagens importantes. Para mais recomendo os links, os vídeos e principalmente o livro Dungeons & Dragons: O império da Imaginação.

Vídeos







Links:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...