quinta-feira, 7 de julho de 2016

Disquetes 5 1/4

Quinta de generalidades - 27 de 52 - 189 de 366.

Substituindo os disquetes de 8 polegadas, que eram praticamente um jogo americano que você podia gravar um texto ou um programa em 1975 chegaram os disquetes de 5 1/4 polegadas. E é com eles que convivi o início da minha vida com computadores.

Essa coisa apareceu em 1976 e era uma revolução. Menor e cabendo mais coisa que seu antecessor, era uma unidade móvel e relativamente barata que podia ser gravada e regravada em um PC desde que esse tivesse uma unidade de leitura.

Se pra quem pegou o disquete no fim da vida dele, aquele menores de 3/5 polegadas era apenas uma maneira de passar o trabalho do word para o colega terminar, ou levar pra imprimir em algum lugar. Disquete era o arroz com feijão na informatica. Muitos pcs nem tinham um disco rígido (chamado de winchester na época (e muitas vezes pronunciado Vinchester). Era o boot, eram os programas e era o parto de copiar um jogo de um pc para outro.

Não vou dizer que tenho saudades de algo que armazenava 160kb a 1.2mb, e que resolvia parar de funcionar quando bem entendesse, mas a estética da caixinha com os discos dentro era bem legal.

O leitor tinha uma chave de segurança pra evitar do disco ser removido durante o processo de leitura.

Quem não sabe o que é dividir um arquivo em 8 disquetes de 360Kb, Tentar descompactar no PC e descobrir que o espaço de 4 mb da Vinchester acabou não sabe o que é sofrer com informática. Ou o (R)epetir (A)bortar (F)alhar no último disco.

Links:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Disquete

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...