quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Tamagotchi

Quarta feira de comerciais e brinquedos.  5 de 52,  34 de 366

Este é o ano que o tamagotchi completa 20 anos. (as reações a essa frase variam de  "tamagotchi?" "E daí?" "Estou velho!")

Um brinquedo lançado pela Bandai voltado para adolescentes aprenderem a serem pais zelosos foi um tremendo sucesso. E era só um chaveiro em forma de ovo com um mostrador digital e 3 botões. Mas a programação era bastante complexa para o tamanho e outras limitações da época. O tamagotchi nascia de um ovo quando se iniciava o brinquedo inserindo data e hora. Em algumas versões posteriores até era possível dar um nome ao bicho virtual. Nascia um bicho bebê do tal ovo, com cuidados do tipo, alimentação, limpeza, treino de toalete, diversão e disciplina ele crescia, ficava maior, ficava adolescente, adulto e dependendo dos cuidados se tornava maios independente e saudável ou fraco e meio burrinho. Seu ciclo de vida completo era de 21 dias. Quando morria, as vezes podia morrer de doença antes de ficar velho, uma lápide era mostrado, na versão americana e europeia trocaram por um anjinho.

No Brasil era bastante raro ver um tamagotchi da Bandai, o mais comum eram os piratas chineses, praticamente a mesma coisa, mas bem mais baratos e com acabamento meh.

O bichinho foi uma febre virtual, vendeu milhões pelo mundo. Até uma história de que faltariam chips para eletrodomésticos rolou na época, não sei se baseada em algum fato de verdade. As escolas piraram com as crianças e adolescentes carregando e alimentando esses bichos, e o treco apitava quando queria alguma coisa. Ele morria sem cuidados, isso criava uma sensação constante de urgência no dono do tamagotchi. As escolas proibiram, principalmente no Japão e a popularidade dos tamagotchi começou a cair. A Bandai fez o óbvio nas versões versões posteriores, botou um botão de pause.

Não é mais um fenômeno mundial, mas eles continuam por aí. Versões que se conectam, brincam juntos e tem filhos, e até brincam em sites em flash são o mais atual dos tamagotchis. Até micro transações já devem estar disponíveis nesses bichos. (a praga das micro transações não perdoa nada jogável). Mas se você quer matar a saudade de seu filho digital de 20 anos atrás, e não quer gastar uma fortuna em dólares (qualquer que custe 1 dólar já é uma fortuna) existem muitos genéricos iguais aqueles dos anos 90 em lojinhas de índoles e  recolhimento de impostos duvidosos. (não sei dizer se é a mesma coisa, nunca joguei num desses, nem nos anos 90 e nem agora). Mas mais um 2 anos compro um pra minha sobrinha.

Crianças reagindo ao Tamagotchi

Uma música sobre Tamagotchi, Japão, claro.

Mas se quiser tem em inglês também. 

E até existe um anime 


Links:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Tamagotchi
https://en.wikipedia.org/wiki/Tamagotchi
http://pt.tamagotchifriends.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...