quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

No Futuro todos nós teriamos páginas no Geocities.

Quinta Feira Dia de Generalidades. 5 de 52 - 35 de 366.

Quando a internet era jovem e redes sociais e blogs não existiam quem quisesse (e tivesse saco para fazê-lo) podia dizer algo ao mundo por um site gratuito. Pelo período da infância da internet existiram muitas opções. Claro, todas limitadas em um ou outro ponto. A mais popular dessas opções era o Geocities.

Sim, eu tive página do Geocities, na verdade tive páginas em quase tudo que era serviço gratuito. As minhas que foram mais longe eram uma página de fotos dos amigos, que tinha um gif de FRIENDS e tudo. A estrutura dessa desgraça era tão grande que eu usava mais de 10 endereços gratuitos. A outra (que eu adorava) era uma página de agentes secretos illuminatis. Essa foi pro quiabo, perdi meus backups, senti muito por isso. Era chamado apenas de A Agência.

Fora as páginas pessoais era normal usar páginas do geocities, angelfire e mais um monte de serviços pra alimentar o site do meu trabalho. O serviço de hospedagem era tão bunda que nem dava pra tudo que precisava ter naquela agência de RH, a solução era usar serviços gratuitos nos links secundários.

Mas voltando para a cidade da internet.

Geocities foi criada em 1994, com o nome BHI - Beverly Hills Internet - Depois de ampliada e renomeada começou a agregar páginas pessoais. A ideia de organização da cidade era muito boa, e muito necessária, não esqueça que estamos falando do mundo pré google e com buscadores que exigiam cadastro. Cada bairro, inspirado em um lugar real, era dedicada em um assunto. Por exemplo, a Area 51 era pra ficção científica, ufologia e coisas do tipo. 

Uma coisa que ficou muito famosa e é lembrada pelos velhos da internet até hoje era o layout horroroso que amadores faziam em seus sites. O meu outro blog, o Rola Taco tem um visual todo inspirado nessa época. 

é claro que nem tudo são flores na Internet. E o Yahoo comprou o Geocities, por uma fortuna, em 1999. E todo mundo sabe o que acontece com um serviço que o Yahoo (o Midas ao contrário da internet) compra. Pois é, em 2009 a coisa toda foi descontinuada, mas antes disso eles irritaram bem os usuários. Yahoo sendo Yahoo. Mas sendo justo, não dá pra culpar só a administração maluca que o Yahoo tem, o estouro da bolhapontocom ajudou a mandar o saudoso Geocities para aquele servidor lá no céu. 

Deixou saudades.

Algumas páginas continuam acessíveis, mas impossível de serem atualizadas. Mas se você é um saudosista de tecnologia e quer o seu geocities/algumacoisa é só conhecer um pouco de japonês. O serviço, por algum motivo bizarro de transações e empresas que compram empresas continua no Japão.

Links:
https://en.wikipedia.org/wiki/Yahoo!_GeoCities
http://www.pcworld.com/article/163765/So_Long_GeoCities_We_Forgot_You_Still_Existed.html
http://gizmodo.com/5983574/remember-the-hilarious-horror-of-geocities-with-this-website

Eis os bairros em 1999, antes do começo do fim. (Totalmente copiado da Wikipedia)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...