domingo, 24 de janeiro de 2016

Rock industrial

Domingo de Música do 366POP - 4 de 52, 24 de 366

A música industrial já estava aí pelo mundo antes dos anos 90, algo bastante experimental, eletrônico e bem difícil de definir na maioria dos casos. Sem melodias, harmonias e coisas assim ela continua firme e forte no cenário experimental. Alguns ficaram mais próximos da música popular, outros nem tanto, mas nos anos 90 o movimento ganha força com um público maior, e aí que temos o rock industrial. Essa não é nem de longe uma definição completa de música industrial, mas aí vai uma amostra:



MAs o que ficou popular foi quando misturaram o industrial com o rock, e o primeiro nome que vem a cabeça do leitor agora deve ser Marilyn Manson ou Nine Inch Neils, essas bandas chegaram lá, continuaram bem depois do boom ter passado, mas existiam (e existem) muitas outras que valem serem caçadas por ai.

Uma das mais antigas é o Ministry. Eles começam lá nos anos 80 fazendo Sinth pop e vão mudando de estilo, é no rock industrial e metal industrial que encontram seu estilo.


Os albuns são bem variados, vale a pena a fuçada.

O Coal Chamber é só uma curiosidade do estilo, vale pelo singue Loco, de resto émais do mesmo. a banda acabou e voltou, mas se volta sem música nova nem conta.



Gravity Kills, mais conhecido com a trilha sonora de Test Drive Off Road. Outra banda que vale a escutada, mesmo que não tenha lá aquela relevância para o gênero. Eles acabaram e voltaram, anunciaram um disco para 2015, mas nada, nem título ou single.



Fear Factory já é mais famosa e com muito material bom. inovou em vários pontos e merece uma escutada cuidadosa.


Filter tem poucos discos, mas é um clássico do gênero. Vale a escutada.


Essas bandas são poucos exemplos, esse gênero um tanto esquecido tem muito a ser explorado. Então, se gostou, abre a wikipedia aí, o Spotify e o youtube e garimpe.

Links:
https://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAsica_industrial
http://fearfactory.com/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Fear_Factory
http://www.coalchamberofficial.com/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Coal_Chamber
https://en.wikipedia.org/wiki/Ministry_%28band%29
https://en.wikipedia.org/wiki/Gravity_Kills
https://en.wikipedia.org/wiki/Filter_%28band%29


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...