sexta-feira, 15 de abril de 2011

Passados e futuros alternativos e viagem no tempo.

Originalmente publicado no Rola Taco em 25 01 2011

Agora que você já leu sobre Múltiplos Universos vamos falar de um tipo específico de universo paralelo espelhado que é o passado/futuro alternativo.

Se é passado ou futuro não faz muita diferença para uma definição mas na prática faz muita diferença, e em uma história o que é passado e futuro podem se confundir facilmente. Imagine que o tempo é uma linha, e tem um carretel passando nessa linha, esse carretel é presente, ele continua em velocidade uniforme para frente transformando o que é futuro em passado. Cada segundo, cada momento passa pelo carretel deixando de ser possibilidade para virar uma resolução concreta que por sua vez é apenas memória e consequencia agora.


Na ficção esse carretel pode ser movido para qualquer posição que você desejar. Sua história pode começar no ano 3500 DC ou em em 2000 AC. Não importa aonde o carretel comece, o que passar por ele será passado. Até aí está fácil, agora acrescente flashbacks, flashfowards, prequel e viagens no tempo.

Os conceitos:

Flashback: geralmente é uma lembrança, mas pode ser um tipo de viagem astral, projeção psíquica ou algo assim. O flash back não causa interferências temporais e nem mudanças na trama passada, você não foi até o passado, só deu uma espiadinha nele.

Flashfoward: Esse termo ainda é novidade, como o nome indica é uma visão do futuro. Pode ser tanto em off como acontecem em várias obras de ficção, o espectador sabe o que vai acontecer no futuro mas o herói não. Ou pode ser em on, o herói sabe o que vai acontecer em seu futuro, isso pode ser por meio de viagem astral, adivinhação como tarô, super poder como o ótimo Time Bomb da série No Heroics, ou um único episódio como foi na série Flash Foward. Nesse caso a trama se complica pois de posse da informação sobre o futuro o herói mudará seu modo de agir podendo levar aos mesmos resultados ou criar novos. As visões podem ser mutáveis ou imutáveis.
Viagem no tempo: é aqui que a porca torce o rabo. Aqui acontece a viagem física para o futuro ou passado e ambos podem causar influências na história. Uma ida ao passado pode fazer com que o personagem mude algum aspecto que já aconteceu fazendo assim que toda a história mude a partir daquele ponto se adaptando ao novo início. Ou o passado pode ser considerado imutável e nenhuma ação do personagem pode alterar o presente.

O passado imutável pode vir em duas formas diferentes: inalterável, compensação cósmica ou foi você quem deixou assim.

No caso do passado inalterável não importa o que o herói faça, quando ele voltar ao presente nada terá mudado, esse recurso é muito usado em casos de alucinação. Muitos seriados dos anos 80 e 90 exploraram esse recurso: o herói leva uma pancada na cabeça vive uma aventura no passado e quando retorna está tudo igual. Aparentemente tudo só aconteceu na imaginação do herói.

A compensação cósmica: é mais complicada e filosófica, nesse caso mesmo que o herói consiga mudar alguma coisa no passado como por exemplo salvar a donzela, algum outro fator acontecerá pra que a donzela morra em seguida. Exemplo: O nosso herói está passeando quando o vilão atira e acerta a donzela com um tiro no peito. O heró gasta todo seu tempo e recursos para voltar no tempo e impedir que sua mada seja morta pelo vilão, depois de uma grande aventura ele consegue, ele acerta o vilão antes dele atirar e a donzela está salva. Mas duas semanas depois ela contraí uma grave doença em morre.

E foi você quem fez: Nesse caso o herói volta ao passado (não pode ser o próprio passado) para impedir ou modificar um acontecimento e acaba descobrindo que ele próprio é quem causou aquele evento. Exemplo: um roubo de um artefato mágico aconteceu a 100 anos atrás, o herói resolve que se voltar ao passado e impedir o roubo ele terá esse artefato no presente o que seria bem útil para enfrentar os vilões. Ele vai para o passado e descobre que ele mesmo roubou o artefato para impedir que no futuro (no caso o presente do herói) caísse em mãos erradas. então ele já havia roubado o artefato no passado, só faltava fazê-lo no futuro (ou no caso presente). É um pouco confuso eu sei.

Passado mutável:


Levando em consideração um passado mutável te
mos um único tipo onde toda as ações levaram para alguma consequencia futura (presente) É o tipo mais comum de viagem no tempo. O que vai mudar é a intensidade da porrada.

Por exemplo:

Imagine que você volte a sua infância e dê para você mesmo uma história em quadrinhos do seu presente. v amos usar uma escala de zero a 10 para a porrada da mudançã, sendo zero praticamente nada e 10 mudanças universais.

0: essa revista fica esquecida, acaada estragando ni
nguém nem a leu, nem você. E você ainda mal se lembra do estranho que te deu uma revista.

1: você leu a revista e isso lhe deu uma ideia de como derrotar um rival da escola, você conquistou a garota naquele verão e agora tem lembranças de um verão feliz.

2: Você leu a revista e por causa da história resolveu que no futuro seu uniforme deveria ser vermelho e não azul.

3: A revista lhe deu uma ideia de derrotar um vilão o que leh economizou muito tempo que foi gasto na balada.

4: O carater do herói da revista em quadrinhos foi incorporado por você o que lhe tornou mais honesto e honrado por toda a vida.

5: A revista te incentivou a treinar mais o que fez com que você conseguisse salvar sua amada com quem vive ainda hoje ela teve um filho seu.

6: Além de você outra pessoa leu a mesma hq e agora ele também é um heró vigilante.

7; você deveria ser um vilão e causar muitas mortes, mas aquel história te tocou tão fundo que você é um herói agora, quanto mais gente salva mais a história muda.

8: Essa história é lida por um pequeno grupo de pessoas que fundam uma seita em volta dela e saem por ai assassinando pessoas e mudando drasticamente o futuro (presente).

9: essa hq se torna a religião de uma nação, é encarada como a mensagem dos deuses, como se fosse uma bíblia.

10: essa história é lida e publicada se tornado assim os moldes de uma nova ordem mundial, tudo na vida diária das pessoas na Terra é baseada na história em quadrinhos que veio do futuro.

Perceba que o mesmo evento pode ser interpretado de muitas maneiras e levar a resultados diferentes que levaram a outros resultados diferentes, ai que vem o famoso efeito borboleta.

Efeito Borboleta: Mudanças podem ter efeitos não relacionados, como esquecer uma escova de dentes em 5 AC na America do Sul levar as pessoas a só usarem vermelho na Indonésia em 2010. Milhares de pequenos eventos foram acontecendo por causa da tal escova de dentes que foram gerando efeitos maiores até causar mudanças drásticas e catastróficas. Quanto mais tempo se passar do incidente original maior serão as consequencias.

Mas viajar para o futuro não dá nada pra cabeça né?
Errado, o futuro é só futuro por que ainda está na frente do carretel, em algum momento ele será passado. Uma mudança no futuro pode alterar um futuro mais distante ainda. Por exemplo:

Imagine que você aos 30 anos vá ao seu próprio futuro e roube sua arma laser de você de 60 anos, ela ainda não existe no presente e você acha que é uma boa ideia ter uma dessas pra enfrentar seus oponentes. Ai você pensa: Ora quando eu tiver 60 anos ela estará comigo porque eu estou com ela agora. mas vamos imaginar que aos 50 anos em um combate de vida ou morte sua arma é destruída. e aos 61 anos você precise da mesma arma que foi roubada, você morreu aos 61 em um combate do qual deveria ser vitorioso, e são salva aquela garota de 6 anos aos 63 anos, e essa garota deveria dar a luz a outra menina quando tivesse com 25 anos e essa mesma menina descobriria como enfrentar a invasão alienígena que aconteceria quando ela tivesse 20 anos de idade. Pronto você acabou de destruir o mundo porque roubou uma arma laser.

Isso tudo sem levar em consideração o pior de todos os problemas da viagem no tempo: o paradoxo temporal.

Paradoxo temporal: uma ação na linha do tempo causa o impedimento dessa mesma ação.
WTF você diz?

Não é tão complicado assim de entender:
Exemplo clássico: você volta ao seu passado e mata seu próprio avô antes dele ter gerado seu pai. Seu pai não existe, então você deixa de existir, se você não existe não pode voltar ao passado e matar seu próprio avô.

Claro que se você pensar muito nisso vai ficar terrivelmente preocupado com qualquer viagem no tempo que seu personagem tenha que fazer.

História Alternativa (passado ou futuro)

Existe ainda outro tipo de passado e futuro alternativos que nem
exigem viagem no tempo. Imagine que um evento no passado aconteceu de maneira diferente, um clássico é: E se os alemães ganhassem a segunda guerra mundial como seria o presente e o futuro? Você pode gerar ótimos cenários assim, só mudando a história e imaginando aonde isso te levaria.

Algumas ideias:
a) As américas são descobertas pelos Arabes
b) O cristianismo não consegue se propagar na Europa
c) O Império romano entra em guerra com o Oriente
d) O império romano nunca caiu.
e) a peste negra nunca existiu.

Esses são só exemplos de mudanças de paradigmas já presentes, você ainda pode misturar outros conceitos alheios a histórias e criar seus universos o mais bizarros possíveis, experimente é divertido.
Alguns exemplos
a) invasão de zumbis durante as cruzadas
b) uma nave alienígena é descoberta por Alexandre Magno
c) O Japão medieval se torna capaz de usar magia
d) Roma antiga recebe ajuda dos deuses pessoalmente.
e) Um alien super poderoso cai na União soviética (È tem uma história do Superman assim)

Mas isso não é esse tal de mashup? Não, e no próximo post explico isso.

Algumas obras exploram muito bem a viagem no tempo:
A máquina do tempo de H.G. Wells
De Volta para o Futuro
O episódio 118 de Babylon 5: Babylon Square.

Alguns exemplos de futuros ou passados alternativos
High Plans Invasions (filme)
O Homem do Castelo Alto P.k. Dick
Nação do medo
Praticamente qualquer obra sobre o futuro.
Superman: a Foice e o Martelo
X-men: Dias de um Futuro esquecido

Exemplos de Flashback:
Qualquer versão de A Crhistimas Carol
I´ts a Wonderful Life (a felicidade não se compra) (filme)

Exemplos de Flashforward:
Flashforward

Exemplo de universo cobrando seu preço
Premonição.

Comentários do post do Rola Taco:


Tobias Griever disse...




OK muito bom mesmo o post....e fica aqui salientando que sou fan incondicional de "de volta para o futuro".
Mas tenho as seguintes duvidas:
1- Se viajamos no tempo e mudamos o meu passado por exemplo, quando eu voltar minhas lembranças vão mudar totalmente, vou ter as duas lembranças ou vou continuar com as mesmas e tudo a minha vola vai se manter???

2- e digamos q eu e um amigo viajamos para o passado e por algum acidente impedimos que nos conhecemos, o que acontece quando voltamos para nosso tempo?

fica ai a dica?


Rogério disse...




1- isso depende do conceito de viagem no tempo
no geral pra evitar confusão o viajante do tempo nem fica sabendo o que aconteceu fora e lembra de como era antes pra poder esplicar pro público o que houve, como no caso de De volta para o futuro.
Ou pode ser como efeito borboleta que ele tem as duas lembranças.
mas a rigor as lembranças deveriam mudar também se ele muda fisicamente, mas isso torna inviável praticamente qualquer narração.

2-se for como em de volta para o futuro quando voltar tanto seu amigo como vc vão lembrar que se conhecem. Mas nunca fizeram nada juntos no passado remodelado. Se for como efeito borboleta ambos terão as duas lembranças.

Tecnicamente se a mudança no passado pode mudar o personagem fisicamente deveria também mudar suas lembranças, mas isso deixa tudo complicado em uma narrativa ou no jogo. Ou pode se considerar que a mente independe do tempo (forçado, mas funciona numa narrativa. em outro caso o viajante do tempo é inerte as mudanças essa é a versão mais fácil de lidar pois nem gera paradoxos. Se está fora da linha do tempo o viajante não sofre as mudanças, se mata o próprio avô ele nunca existiu na linha do tempo, mas como estava fora da linha do tempo ele continua por aí. É assim que funciona a série Exilados da Marvel.


Um comentário:

  1. EU VOU VIAJAR DE VOLTA NO TEMPO
    1-PARA IMPIDIR A EXISTÊNCIA DE ALGUÉM RUIM PRA AGUÉM MUITO IMPORTANTE PRA MIN.
    2-PROOVER O CASAMENTO DE PAI E MÃE E O NASCIMENTO DE FILHOS ANTES E DEPOIS DE MIN QUE FORAM ABORTADOS.
    3-SUBSTITUIR O MEU PRÓPRIO EQUIVALENTE PASSADO E ME TORNAR AGUÉM FAMOSO E RICO NO LUGAR DELE.
    4-TORNAR MEUS IRMÃOS E EU FAMOSOS NO BRASIL E NO MUNDO.
    5-E POR ÚLTIMO ME ENVOLVER COM A MULHER DA MINHA VIDA E NOS CASARMOS E FORMARMOS UMA FAMILIA.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...