quinta-feira, 14 de abril de 2011

Universos possíveis.

Originalmente publicado no Rola Taco em 23 01 2011


A saber: existem: O universo paralelo, a história alternativa, futuro alternativo, o mashup e o crossover. Todos eles são conceitos da ficção que aparecem em di
versas mídias como livros, filmes, hqs etc e um mestre de RPG pode querer
usá-los também. Nesse primerio texto vou falar dos Universos Paralelos

Imagine que Esses conceitos são como a receita de preparar um drink: Seus ingredientes são os personagens, seu(s) universo(s) e cenários ao invés das bebidas frutas etc
. E os conceitos acima são como você vai misturar esses ingredientes, vai ser mexido, batido, só colocados alí e pronto.

Primeiro as definições:Universo Paralelo:
Um Universo paralelo pode ser do tipo espelhado ou um plano com
pletamente diferente.


Espelhado é quando existe uma cópia quase idêntica do Universo mas podendo ter alguma diferença histórica ou conceitual, nessa categoria que entram os planos malvados tão famosos nos desenhos animados dos Super Amigos (aquele dos cavanhaques). Esse seria o caso de um universo. Outro exemplo de universo paralelo muito famoso no mesmo desenho era o mundo bizarro. Lembro que na época era muito comum confundir os dois por terem conceitos próximo com resultados distintos.


Regra geral: Se você escolhe um universo e muda conceitos básicos dele sem se preocupar com a história você está criando um espelho distorcido do original.

No caso do universo malvado o que estava invertida era a tendência dos personagens, quem era bom passa a ser mau e quem é mau passa a ser bom, tudo com cavanhaques para indicar (tem um episódio de South Park muito bom sobre isso). No caso do mundo bizarro inúmeros conceitos eram invertidos, mas não a tendência dos personagens. O que era redondo ficava quadrado, fala sair quando quer entrar, o Super Homem põe as pessoas em perigo não porque seja mau só é o inverso de salvar. resumindo seria um universo de antônimos. Tem um episódio de Seinfeld muito bom sobre isso.
A série de TV Sliders e a série de hqs Exilados da Marvel tratam de um outro tipo de universo espelho. nesse caso são universos paralelos muito próximos ao universo original, mas em cada um deles existe alguma diferença histórica ou estrutural que influencia em tudo. Em um episódio de Sliders por exemplo existe uma versão da Terra que a advocacia se tornou a profissão mais promissora, e todos processam todos por qualquer coisa, tem uma cena onde o Doutor tenta comprar um simples hamburger e não consegue por não ter um exame cardíaco para provar que não vai morrer por causa da gordura e processar a lanchonete. Esse conceito engloba também a versão alternativa. Isso incluí as versões do Vigia do Universo Marvel com seu famoso "O que aconteceria se?" e a linha Túnel do Tempo(Elseworlds) da DC Comics. O tempo não importa aqui, pode ser passado presente ou futuro.
Regra geral: se você pega um personagem qualquer e coloca ele como se fosse o produto de outra época ou lugar como Batman Túnel do Tempo, se você muda algum fato histórico para produzir um resultado diferente como em Liga da justiça: O prego, se você adianta tudo para um futuro seguindo determinadas regras como Terra X, Reino do Amanhã ou Marvel 2099 você está gerando uma versão paralela do Universo original.


Qualquer futuro ou passado alternativo é um mundo espelhado, mesmo que no final ele seja tão distorcido que não possa ser mais reconhecido se partiu de regras gerais de um universo original como base é um universo espelhado.

Versões cinematográficas de quadrinhos, adaptações para desenhos animados, versões estrangeiras do mesmo filme são exemplos de versões paralelas espelhadas que não coexistem em algum tipo de ligação (ai que entram os crossovers mas isso é asunto para outro post.

Plano Distinto: Nesse caso pode ser outro plano, outra dimensão ou qualquer outra coisa do gênero. O que caracteriza um plano distinto é que ele não ocupa fisicamente o mesmo lugar do universo original como os anteriores mas diferente deles não é uma cópia distorcida ou modificada. O exemplo mais comum desse Universo são o Céu e o Inferno, Asgard, Olimpo entre outras mitologias. No cinema ele aparece em filmes de terror como o mundo dos mortos ou dimensão dos monstros. Nos quadrinhos são muito comuns, a marvel por exemplo tem Asgard, a dimensão que o Noturno vai quando se teleporta (se alguém souber o nome é só falar), O Olimpo, o inferno de Mefisto etc. Na DC na linha Vertigo existem inúmeros universos paralelos, Arcadia e cada um dos 7 Perpétuos possui seu próprio universo.


Regra geral: É distinto do Universo Original, não pode chegar nele por meios naturais e não ocupam o mesmo espaço.
Tudo isso pode ser montado em quantas camadas forem necessárias a sua história. Vamos pegar por exemplo um mundo medieval genérico como Universo original. Paralelo a esse Universo temos uma morada dos deuses, um inferno, um limbo e o reino dos sonhos. Até agora temos 1 universo original com 4 planos distintos sobre ele.

Vamos colocar que exista uma versão alternativa desse universo original onde as tendências são invertidas, todo mundo que existe em um universo existe no outro, e todo mundo que é bom em um é mau no outro. Além desse plano existe um outro plano alternativo aonde os heróis nunca existiram. Nesse momentos temos 1 universo original com 2 espelhos, e cada espelho tem mais 4 universos distintos, somando assim 12 universos distintos (3 reinos dos sonhos, 3 infernos, 3 limbos, 3 morada dos deuses) certo? Não necessariamente.

Você pode cruzar esses universos da maneira que quiser, pode considerar que os universos distintos nem existam nos seus universos paralelos, ou que compartilhem o mesmo inferno, e o restante é distinto, ou no caso das tendências invertidas o que chamam de morada dos deuses e inferno estejam invertidos. Você é livre pra misturar tudo da maneira que julgar melhor, pense em todas as possibilidades e escolha.

Não escrevi aqui um número muito grande de exemplos que você pode encontrar na ficção para não deixar o texto ainda mais longo, mas com um pouco de pesquisa é possível achar inúmeras obras com seus universos paralelos.
para mais:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...