sexta-feira, 15 de abril de 2011

Idoru

o que é: É o segundo livro da segunda trilogia Bridge escrito em 1996 por William Gibson. O livro conta a história de Rz da banda Lo/Rez que anuncia que irá se casar com uma idoro (uma cantora japonesa artificial que só existe no cyber spcace) Chia, uma garota de 14 anos do fã clube de Rez e Laney, um tipo de pesquisador são os personagens principais.

Eu gosto de William Gibson, li Neuromancer no final do ano passado e agora terminei Idoru. São bem diferentes mesmo que compartilhem o cyber do Gibson, o tom é muito diferente, enquanto o Neuromancer é muito mais pesado e submundo, Idoru é uma visão mais inocente de um mundo decadente. Ficção científica meio puxada para quem não está acostumado, muita coisa só será citada e não explicada, mas não chega a ser ficção científica hardcore, daquelas que se precisa de um livro de mutações e outro de física para entender.

Falando em uma cantora japonesa que não existe muitos (como se houvessem muitos lendo isso aqui) devem lembrar da cantora virtual Hatsume Miku, que é claro, o fantástico fez uma reportagem maluca sobre esse fenômeno da mídia japonesa. Na verdade cds de vocaloids (gravações usando o Vocaloid da Yamaha no lugar do vocal) já existem no Japão faz alguns anos, a única diferença é que Hatsumi Miku estourou chegando a ser muito popular. Mas a tecnologia do Vocaloid é realmente impressionante, deve ser um brinquedo bem legal para músicos profissionais.

Links:
wikipedia
página oficial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...