Nos anos 60 meio que focamos nos ingleses, norteamericanos e é claro, aqui no Brasil mesmo, mas o cenário musical mundial foi tão extenso e tão complicado que não dá pra ficar só nisso. Um exemplo, Wong Ching Yian.
E o problema começa ai, não existe uma padronização da ocidentalização de nomes, então Qong Ching Yian, Wong Chin Yian e Huang Qing Yuan são a mesma pessoa.
Huang Qing Yuan começou sua carreira com apenas 7 anos de idade, participou de um concurso de canto e ganhou o primeiro lugar. E o homem que viria a ser o Roberto Carlos da China recebeu de prêmio DUAS LATAS DE REFRIGERANTE!.
Nascido em Singapura, mas com uma carreira sólida que atravessa décadas, seu primeiro disco é de 67 e seu último saiu em alguma data depois de 2014, o discog não é preciso sobre isso. Mas no total foram mais de 800 músicas gravadas.
Ele é o garoto (e agroa velho) modelo, sua prioridade é a família, tem um visual de professor de colégio, com camisa, óculos fundos e um meio sorriso. E é claro, faz sucesso entre os senhores e principalmente senhoras do leste asiático.
A sua voz é forte e marcante e é uma boa pedida pra quem quer algo de boa pra escutar e mesmo assim soe inédito. E conhecer um dos maiores cantores de uma carreira tão longa assim é sempre bom pra quem quer saber um pouco mais sobre o mundo e nos faz pensar na quantidade de coisas que existem e acontecem e nós ignoramos completamente.
Links:
https://open.spotify.com/artist/2x8P9Jwg6bS2Wt3doma2wK?si=-1t6aTIBSa23sXjO7qiB7Q
https://www.discogs.com/artist/4310420-%E9%BB%83%E6%B8%85%E5%85%83
https://en.wikipedia.org/wiki/Huang_Qing_Yuan
http://singapore60smusic.blogspot.com.br/2015/02/huang-qing-yuen-recorded-800-songs.html
https://drgblogsupreme.wordpress.com/2014/03/22/interview-with-the-elvis-of-singapore-huang-qing-yuan/
A pouco tempo eu assistia um vídeo da banda Harmaja, e o vocalista se apresentava com uma certa referência a um senhor que estava fazendo dueto com a banda, infelizmente o vídeo praticamente não tem informações. Me peguei pensando que aquele deveria ser um tipo de roberto carlos finlandês, e que provavelmente toda realidade alternativa de uma nação deve ter um, agrada os velhinhos, e não fede e não cheira pros demais. Também, assisti um vídeo onde uma russa explicava que o vitas (aquele que virou meme), assumiu uma postura mais conservadoras nas músicas e é praticamente um roberto carlos russo. Conhecendo o Wong Ching Yian (ou huang qing yuan), minha teoria começa a ter um padrão.
ResponderExcluirvocê sabe que acabou de ferrar com minha vida né, agora vou ficar caçando Robertos Carlos multiétnicos. Excelente teoria.
Excluir