domingo, 18 de fevereiro de 2018

Jean Shepard

365POP2018 - Domingo - anos 50

Ollie Imogene Shepard mais conhecida como Jean Shepard, (21 de novembro de 1933 - 25 de setembro de 2016), nasceu em Pauls Valley, Oklahoma, mas foi criado em Visalia, Califórnia. Ela participou de uma banda de garota em 1948, Melody Ranch Girls, mas o sucesso só veio quando começou sua carreira solo. Em 1952 gravava seu primeiro disco com 4 músicas. Mas não foi um grande sucesso.

No ano seguinte ela lança, em dueto com Ferlin Husky, a música A Dear John Letter e isso estoura absurdamente. A música meio falada de uma carta de um soldado da Coreia faz enorme sucesso. Em 1955 veio o primeiro disco de estúdio. O qual foi seguido de muitos outros. Até 1981, Jean Shepard gravou 24 discos.
Ela se casou com Hawkshaw Hawkins que morreu em 1963 em um acidente de avião junto com outros músicos. Jean Shepard dá a luz ao filho um mês depois do acidente. Mais tarde casa-se com Benny Birchfield com quem permanece casada até sua morte.

Sua carreira teve idas e vindas de gravadoras e paradas. Mas nos palcos ela continuou por bastante tempo, até 2015.

Ela cantava Country e Honky-Tonk, tudo bem, eu também não tinha a mínima ideia do que diabos é Honky-Tonk até ler na Wikipedia. Honky-Tonk eram estabelecimentos de bar e música frequentados por gente considerada meio fora dos padrões. Como os pianos nesses lugares ficavam meio ruins o ritmo torna-se mais importantemente que a melodia e daí que vem todo o estilo de piano que aparece nos anos 50. O termo também era usado para um tipo de country que valorizava os metais e o violão, comum do Oklahoma e Texas. Esse segundo caso que descreve a música de Jean Shepard. 

Se você quer uma boa música de raiz, e não tem problemas dessas raízes serem  norte-americanas e que seja uma boa trilha sonora para um domingo chuvoso, essa é a sua música.










Links: 

2 comentários:

  1. Gostei do som, eu tenho um irmão que comprou um banjo, mesmo sendo multi instrumentista não sei se ele aprendeu a tocar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, vc e sua família é tipo Batman sobre perícias.

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...