sábado, 9 de setembro de 2017

Alguém se lembra da terceira onda do ska?


Ska é aquele gênero que quem fala que reggae veio do nada nunca ouviu falar, também é a mesma galera que ignora que o mundo começou antes deles nascerem.



Uma coisa que eu acredito é que as coisas mudam, mas não tanto assim, estamos fadados a cometer os erros dos nossos pais. Nem digo isso no sentido mais particular, mas no geral, como geração. Enquanto éramos adolescentes falavam pra gente: Sua geração é uma geração perdida, não presta, está estragada e esses games violentos vão acabar com a sociedade.

E antes do games eram os RPGs, e antes os quadrinhos, e de tempos em tempos os filmes violentos, e de vez em quando os animes, ou os desenhos animados. Toda geração adolescente e pré adolescente é o sinal do apocalipse, o fim da sociedade como nós a conhecemos, nós já fomos essa geração, com nossos tamagotchi, fluffies, e molas malucas. Mas o tempo passa o apocalipse não vem, a sociedade  continua ai e agora é a vez da molecada com seus spinners e serem os algozes do mundo.



Sim, eu acho o spinner um brinquedo retardado, mas um fluffy também era. Nós crescemos e a vida continua, funciona assim.

Os celulares não acabaram com a sociedade, a MTV acabou, pelo menos aquela com música, e a sociedade não acabou e tudo continua ai.

Mas e o Ska? O que tem a ver com isso?



O ska é aquele gênero musical que os caras que insistem que reggae nasceu da terra desconhecem, tudo bem, cada um que fique com sua ignorância, não vou julgar isso. (Acho que já o fiz, mas anyway), o ska teve 3 ondas, sem detalhar as duas primeiras e mais importantes, vamos para a terceira, e até o momento última.



Em meado dos anos 90, muitas bandas começaram a usar metais em suas músicas, um monte de instrumentos de sopro, um ritmo já um pouquinho esquecido, o ska. Foi uma febre, dezenas de bandas, todas musiquinhas alegres, acho que nem dava pra ser diferente, e depois a coisa foi esmaecendo, não foi com um baque, foi de pouquinho e é difícil dizer quando acabou essa onda, quase ninguém se importou, musicalmente nem foi tão importante assim, em meio a coisas como o fim do grunge e o começo de outros movimentos nem notamos a terceira onda do ska acabar. Eu também não notei, só me dei conta, só lembrei mesmo algumas semanas atrás tentando lembrar do Save Ferris do post anterior.



Um movimento musical que explodiu e acabou, já vimos isso acontecer várias vezes depois do ska, que nem chegou aos anos 2000, já vimos isso acontecer antes também e veremos mais vezes. Como eu disse, as coisas mudam, mas nem mudam tanto assim.





4 comentários:

  1. Ao menos serviu para ser trilha sonora dos filmes do Scooby doo e adaptações do tipo. Santeria tocava em todo lual da época.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, e de qualquer maneira foi muito melhor do que aqueles chatos do New Radicals, que também foi trilha sonora de um monte de coisas e é chato pra caceta.

      Excluir
    2. new radicals nasceu old radicals.

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...