quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Fotolog da Sinistra e da Helembar

Quinta de generalidades - 44 de 52 - 308 de 366

o Fotolog foi uma rede social que começou em 2002, mas perdeu espaço para outras, era mais um tipo de blog que a imagem era mais importante que o texto. Parece meio babaca pros padrões atuais que um blog te obrigasse a colocar uma única imagem no destaque e escrevesse um texto posterior, mas era 2002. A maior parte dos blogs tinham espaços limitadíssimos para imagens e era um transtorno linkar a imagem no texto. Nem era costume ter pelo menos uma imagem em cada postagem nos blogs, era texto mesmo a maior parte do tempo. Também é bom lembrar que era a época da internet ainda pequena e pessoas desconhecidas liam a vida de outras pessoas desconhecidas e ficavam amigas por isso. Conversei com muita gente por longos períodos por causa do meu blog Freak Tales (finado, mas o arquivo dele tá ai do lado) e de outros que eu lia.

O Fotolog tinha em duas versões, premium (paga) e a comum (gratuita). Na paga você tocava o terror, mandava trocentas fotos e podia consertar seus textos quando quisesse. Na comum era uma foto por dia, tinha um período de alguns minutos (não lembro exatamente quanto) para consertar aquela cagada gramatical e nos períodos de maior movimento você ficava impedido de postar sua foto.

O site foi perdendo interesse, até ter sua maior queda na década passada, hoje ele ainda está no ar, mas meh.

Entre trocentos grupos e páginas pessoais um fotógrafo teve uma ideia bem legal, ele criou uma história seriada, A Sinistra. Toda a informação no fotolog era que o usurário era desconhecido, morava em Malicius Manor, Rio de Janeiro e tínhamos uma foto por dia com mais um pedaço da história.

Sinistra era a empregada doméstica de uma família de bruxos, ela se metia em confusões pela mansão maliciosa em que trabalhava. As histórias inspiradas nas histórias clássicas de terror eram ótimos e engraçadas. As fotos muito boas e a modelo linda. O fotolog ainda esta lá, http://www.fotolog.com/sinistra/ a história da sinistra aconteceu de 2002 a 2003 e a ultima postagem é um gato em 2010.



As fotos do fotolog Helenbar são mais tratadas e elaboradas, e a última entrada é de 2013. No início a inspiração de Helena de Barros era Alice no País das Maravilhas. Helena fotografava e editava tudo sozinha. O fotolog   http://www.fotolog.com/helenbar/ e seu site http://www.helenbar.com



Links:
http://helenbar.com/materias/mat_01.htm
http://www.terra.com.br/istoegente/246/diversao_arte/internet.htm
https://pt.wikipedia.org/wiki/Fotolog

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...