quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Fluffy

Quarta de brinquedos - 41 de 52 - 286 de 366

Para explicar como isso fez sucesso e como estou forçando a barra para colocar isso nos posts de halloween (e aproveitar o dia das crianças) temos que levar em consideração a nossa enorme capacidade de antropomorfizar qualquer coisa. De algum modo ao olhar para esse monte de borracha sentíamos algum tipo de afeição, dávamos características de um monstrinho simpático pra isso, principalmente quando apareceram as versões com cabeça e bracinhos.

Esse monte de borracha foi uma febre, eu tive um desses com cara e acho que mais algum simples. Era difícil explicar por que diabos isso parecia tão legal? Mas era, foi uma febre.

Acredito que vieram pra cá via China, vendidos em todo lugar, como foi o mundo depois das importações abertas. Não achei nenhum fabricante e nem descobri um outro nome diferente de Fluffy. Como praticamente só retorna resultado nacional para o tal fluffy é certeza que esse monte de borracha tem outro nome no resto do mundo... Descobri, é Koosh ball

A bola koosh foi o primeiro de uma linha de produtos aproveitando a ideia da bola de fios de borracha. Eram aproximadamente 2000 fios de borracha em um núcleo de borracha sólida. A ideia original era uma nova bola para crianças. A patente vem de 1988 e é obra de Scott Sallinger e foram fabricadas e comercializadas pela empresa do tal do Scott ai, mas hoje são fabricadas e comercializadas pela Hasbro.

Como eu disse no começo desse texto, não acredito que as que vieram para cá eram do Scott Sallinger, não lembro de embalagens e coisas do tipo e nem de um fabricante nacional. A impressão que tenho é que eram vendidas em lojas que contrabandeavam importavam brinquedos quase iguais aos originais.

Os Fluffys monstrinhos eram a versão que apareceu por aqui dos Koosh Kins. Na primeira série de bonecos (ou bolas) os Kosh tinham 6 membros, por aqui lembro de apenas uma versão, que variava bastante de cor. Os koshs tiveram uma história em quadrinhos que explicou como eles vieram do planeta Kosh e foram catapultados para o resto do universo quando exploravam um vulcão.

Mais tarde vieram os produtos licenciados, ai tinha bolha de borracha com cara de tudo que é personagem. Disney, Muppets entre outros.

Mais de 50 produtos com a bola Koosh foram feitos. Até um tipo de arma Nerf. Mas, mesmo que tenha o nome kososh, o tal brinquedo não tem muita graça, só solta uma bola careca, sem os tais filamentos de borracha.

Chaveiros koosh foram bem comuns por aqui, e pelo que li nesse texto, muito comuns em Portugal também, onde o Koosh (ou Fluffy) foi maus um chaveiro de meninas do que um brinquedo.





Links:
http://www.museugrandesnovidades.com.br/2013/07/fluffy.html
http://www.museugrandesnovidades.com.br/2013/07/fluffy.html
http://aindasoudotempo.blogspot.com.br/2015/05/das-bolas-fluffy-ou-koosh.html
https://en.wikipedia.org/wiki/Koosh_ball
https://en.wikipedia.org/wiki/Koosh_Kins
http://sciencepole.com/koosh-kins/
http://anos70e80blogpaulafagundes.blogspot.com.br/2013/06/fluffy-brinquedo.html

E parabéns pra mim, o maior review sobre Fluffy já feito em português. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...