quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Internet Gratis, SBT On Line, Super 11 e uma intertnet bem esquisita cheia de servidores.

366POP, quinta feira de coisas, 1 de 52, 7 de 366.

Quando a Internet apareceu nas Terras brasileiras a coisa não era pra qualquer um. Nem digo pelo preço do equipamento e pela escassez de computadores. Era difícil mesmo, bastante trabalhoso e exigia aquela dedicação geek que poucos estão afim de ter.

Além de instalar um navegador, uma placa de fax modem e configurar a coisa toda, ainda tinha o pesadelo dos pulsos telefônicos e, pior ainda, o provedor.

Usar um provedor era um martírio. O tempo de conexão era medido e cobrado. Uma conexão padrão te dava de 20 a 40 horas mensais. Sim, isso mesmo, 20 horas no fucking mês. Era prática normal salvar um monte de textos pra ler offline. Navegadores vinham com essa opção que só é usada atualmente em mobile.

Todo mundo nessa época queria abrir um provedor e um portal. As grandes companhias ainda estavam começando a vir pro Brasil, e as nacionais ainda estavam nascendo. Até meu primo resolveu fazer um servidor (o que deu errado logo de cara, obviamente). Nessa brincadeira existiam os mais fortes ZAZ (que virou Terra), UOL (tá aí até hoje e não sei pra que serve) e AOL (que chegou bem depois e poluiu o mundo com os infames cds da AOL).
https://pt.wikipedia.org/wiki/ZAZ



No meio dessa loucura de servidores alguns criaram a interessante, mas totalmente inviável, ideia de servidores grátis. O mais famoso foi o Internet Grátis (que virou só IG quando passou a cobrar) e o . Mais ousado ainda foi o Super 11 (não, não é o anime de futebol) o servidor que pagava por tempo usado na internet. Claro, deu ruim em poucos meses. 

Super 11 acabou falindo e sendo comprado pelo IG, que herdou seus problemas trabalhistas na justiça. Deve restar uma galera que lembra que não recebeu salários e coisas assim. Essa matéria de 1 de maio de 2000 mostra bem como as coisas eram naquela época http://www.dgabc.com.br/Noticia/144615/internet-gratis-qual-o-provedor-mais-facil- 

Notícias sobre Super 11
http://www.guiatrabalhista.com.br/noticias/sucessao.htm  
http://webinsider.com.br/2005/03/10/fantasma-do-super11-de-volta/
Notícia do fechamento do Super 11 http://tecnologia.culturamix.com/internet/super-11

Outro que tentou entrar na guerra dos servidores foi o SBT, com o seu SOL (SBT On Line). A ideia não era tão maluca como do Super 11. Era um provedor pago, mas sem as malditas horas reguladas como UOL ou ZAZ. Era só pagar o provedor (e a linha telefônica, claro) e usar o mês todo. Começou em 1997, acabou no começo dos anos 2000 e gerou 40 milhões de reais de prejuízo. De lembrança ficam só os comerciais.
https://pt.wikipedia.org/wiki/SBT_On_Line
http://itforum365.com.br/noticias/detalhe/23779/sbt-online-deixa-de-prover-acesso-a-internet

Cartão Clube SOL, e dentro e fora, dentro e fora??!! WTF!?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...