quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

A Justiceira


A Justiceira é uma série de ação feita pela Globo. Foram apenas 12 episódios, não sei dizer se essa era a intenção ou se desistiram do projeto por algum motivo. A série foi lançada em 9 de abril de 1997 e acabou em 2 de junho do mesmo ano. Segundo a sinopse oficial do canal Viva a série foi de muito sucesso, mas não é uma informação que posso negar ou confirmar, nem de memória e nem por outras fontes.

A história é um pouco cliché e um pouco forçadamente pesada. Diana Maciek (Malu Mader) é uma policial que acidentalmente, durante uma operação, causa a morte de seu parceiro e por isso larga a força policial. Ela tem um filho ainda bebê e é casada com Rafael, ele é viciado em drogas, e por dívidas acaba tendo o filho raptado pela gangue de traficantes, que também trafica crianças. Diana aceita entrar para uma organização secreta de combate ao crime para recuperar seu filho.

O que incomoda nesse plot inicial: Diana é uma mulher forte e independente, mas aceita abusos de seu marido, é forçada um pouco a coisa do coitadismo de Diana, meio típico das produções nacionais. No geral, nós brasileiros, não aceitamos muito bem os heróis, sempre é necessário as circunstâncias muito massacrantes para os heróis (ou heroína neste caso) fazer o que tem que ser feito.

As atuações são de mediana ao ruim, mas com várias exceções, bons atores misturados com atores que só estão lá por serem jovens e bonitos, mesmo de uma novela. Os diálogos cenas de ação e cortes de cena são bastante inspirados em séries e filmes norte americanos, mas parecem, na média, saídos dos anos 80. Não chega a ser ruim, dá pra ver o cuidado na produção e o esforço, mas falta know how. Por exemplo, todos os tiros acertam barrigas, mas já é uma grande coisa ter bolsas de sangue explodindo com os tiros. Os clichês são constantes, não acho um problema o uso de clichês, mas na série eles se destacam demais, principalmente por estarem deslocados.

A parte legal é ter uma série nacional desse porte e de ação, algo muito raro no Brasil, se é raro as produções de ação no cinema, para a TV então... não me lembro de nada depois de A Justiceira.  A Justiceira está longe de ser uma obra prima, mesmo bem acima da média das produções nacionais, foi o começo de algo, mas que não teve continuidades. Continuamos apenas nas séries de comédias de situações e nas séries engraçadinhas com plateia.

Abertura:

Eu acho horroroso esse logo com a mulher prateada no cano da arma.


Alguns episódios podem ser vistos no youtube, a série pode ser comprada na Globomarcas e de tempos em tempos reprises são exibidas no Viva. Mas pela violência e drama da série é muito provável que nunca mais seja exibida na Globo.

Links:
http://pt.wikipedia.org/wiki/A_Justiceira
http://www.globomarcas.com.br/digital/a-justiceira-12-episodios.html
http://canalviva.globo.com/programas/justiceira/
http://memoriaglobo.globo.com/programas/entretenimento/seriados/a-justiceira.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...