sábado, 19 de julho de 2014

Dicionário de informática para viajantes do Tempo


Estamos acostumados, ou deveríamos estar, com os termos técnicos e gírias da informática. Já são décadas convivendo com computadores, alguns mais outros menos. Mas a língua é uma cosia dinâmica e sempre mutável, isso vale também para os jargões da informática.

Se você viajar no tempo, acidentalmente ou de propósito e rumar para os anos 80 é bom saber alguns termos da informática da época. Lembre-se: Em uma viagem no tempo qualquer coisa pode significar a diferença entre a existência ou destruição do universo (ou universos) como o conhecemos.

Termos mais importantes:

Disquete: Não estamos falando do chocolate que imita o confete que por sua vez imita o M&M. É um disco flexível de armazenamento de informações. Se você está nos anos 80 eles são chamados também por 5 1/4. E adivinhem o tamanho deles? 5 1/4 polegadas.

Winchester: Não, não estamos falando de armas aqui. Winchester é como chamavam os HDs dos computadores, as vezes chamavam o CPU todo de Winchester, muitas vezes diziam "vinchester" com V mesmo. O nome vem da arma, que tinha calibre 30.30. O HD da IBM tinha 2 eixos de 30mb, então eram chamados de 30 30, alguém começou a chamar de Winchester. O nome pegou.

Controle: É o que você chama de contra, e que está escrito assim no seu teclado "CTRL". Alguns chamavam de controll, a maioria falava controle e alguns chamavam de controlo.

Alternar: É o que você chama de Alt, e é colo está escrito no seu teclado.

Delete: Esse é obvio, é o del, mas hoje se fala delete. Alguns diziam da maneira correta (delite).

Então se alguém em 1986 gritar para você "Rápido aperte Controle, Alternar e Delete" você já sabe do que se trata.

Wordstar: O grande editor de texto da época. Era texto e só isso, não tinha corretor ou inserir imagens. E para escrever "Ç"   você tem que ir lá no acento agudo e depois no C. As vezes nem acentuação o wordstar aceitava.

Porta serial: Era onde se ligavam as todas as coisas no PC, mas quase sempre quando alguém falava de porta serial estava se referindo à porta da impressora. Nesse caso é a grandona.

Porta paralela: É a porta da impressora mesmo, foi feita pra isso. depois apareceram muitos periféricos ligáveis a ela, até botar dois pcs pra conversar. Hoje em dia só entusiastas de velharia que a usam pra algo.

Com esse pequeno dicionário a maior parte dos erros de comunicação envolvendo informática estão sanados, termine sua viagem sem efeitos borboletas e destruições globais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...