quinta-feira, 12 de junho de 2014

Wooly Willy


Wooly Willy é um desses brinquedos que, mesmo presente pra muitas crianças, ninguém lembra até que se toque no assunto. Não sei como ele se chamava em português. Lembro de ter um desses, nem sei que fim levou, mas tenho quase certeza que foi coisa dos vendedores ambulantes que iam nas escolas (sim, deixavam um cara entrar nas salas de crianças de 6 ou 7 anos, vender tranqueiras para molecada [basicamente era a idade média]).

Uma dessas tranqueiras era um desenho impresso em papel cartonado de um rosto, sobre ele havia um retângulo de plástico transparente, e dentro do retângulo limalha de ferro. Com um imã em uma ponta de plástico (que vinha junto) a criança deslocava a limalha fazendo desenhos de cabelo, barba, bigode, etc.
Uma piada com cinema.

Era divertido por um tempo, impressionava avós e avôs, mas era só isso. Era barato, não estragava fácil, mas a diversão também não durava muito. Mesmo assim, por um acaso lembrei do que eu tive na infância, acredito que aos 6 ou, no máximo, 7 anos de idade. Boas lembranças de um brinquedo bobo.

Wooly Willy foi inventado pelos irmãos Donald and James Herzog em 1955 e foi fabricado até 2010. Não sei quando passou a ser fabricado no Brasil e nem até quando continuou.

Se ainda existe por aí, naquelas lojinhas de tranqueiras que ficam em volta de terminais de ônibus, comprarei um pra minha sobrinha (claro, quando ela tiver idade pra brincar com isso em segurança).


 

http://www.smethporthistory.org/smethportspeciality/wollypage.htm
http://en.wikipedia.org/wiki/Wooly_Willy

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...