sábado, 21 de junho de 2014

Protetores de Tela


Qual foi a ultima vez que você instalou um protetor de tela no seu pc?
Qual foi a ultima vez que você lembrou que isso existe e foi lá configurar ele?
Pois é, ninguém liga mais para os screensavers.

Os motivos para esse descaso com os protetores de tela são dois.

Os monitores não precisam mais de protetores de tela, mas telas de lcd não queimam mais como os antigos monitores CRT (sim, aquele seu monitorzão chamava CRT, como a sua TV também [mais conhecido como tv e monitor de tubo]). Os CRTs usavam fósforo e descargas de eléctron para formar as imagens, isso os queimava se a imagem ficasse muito tempo parada, conhecido como burn-in. Já os monitores de LCD vivem mais se você simplesmente usar a opção de economia de energia, que desliga o monitor quando não está sendo usado. Então a tecnologia matou os protetores de tela.

O outro motivo é o formato de arquivo dos protetores de tela, arquivo .scr, o jeito mais fácil de instalar todo tipo de malware num pc.

Fogos de artificio, bonitinho e não comia todo seu HD e sua memória RAM.
Não achei vídeos, infelizmente.

Clássico do Windows, logos flutuantes do Windows

 
Estrelinhas:


Mas eles deixaram saudades, tinham de todos os tipos, desde os tijolinhos, 3D Maze, que vinham com o Windows, até aquelas letras que ficavam passando. Meu irmão deixava o pc de casa com o protetor de tela assim: EU NÃO FALO COMPUTO. (Piada de informática da idade média).




O mais famoso era Johnny Castaway, conhecido como naufrago ou homem da ilha aqui no Brasil. Era uma história longa e complexa sobre um homem em uma ilha deserta tentando sair da ilha. Ele escrevia bilhetes em os colocava em garrafas, marcava encontros com sereias e vez por outra, até conseguia sair da ilha. Antes de Lost tivemos Johnny Castaway. Criado pela Sierra, lançado em 1993 e foi popular até o Windows XP, não funcionava nele. http://pt.wikipedia.org/wiki/Johnny_Castaway



Outro famoso foi After Dark, criado por  Berkeley Systems para MAC em 1989, e Windows em 1991. Ele tinha o tema das torradeiras voadoras. Com o tempo mais temas foram lançados, e algumas licenças como Simpsons, Disney, Star Wars e Star Trek saíram no After Dark. 

Tributo ao Flying Toasters: http://www.masswerk.at/flyer/flyer.html
Link: http://en.wikipedia.org/wiki/After_Dark_(software)


Os protetores de tela prestaram seus serviços e se foram, não passam lembranças, ou coisinhas engraçadinhas. Por duas décadas nos serviram, protegeram nossos monitores, foram motivos de ostentação e comedores de memória RAM. Quem tem uma certa idade já deve ter visto gente se desesperar com um protetor de tela achando que era vírus. Isso era diversão.

E é claro, quando Matrix saiu todo mundo usava esse screen saver


Screen saver da cobrinha do Windows 3.1


Clássicos protetores de tela do Windows 95 e 98.


Links:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Descanso_de_tela
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...