sexta-feira, 30 de maio de 2014

Um Robô em Curto Circuíio


Um Robô em Curto Circuito (Short Circuit, 1986) é uma comédia scifi com um protagonista robô. Até aí parece um filme até idiota, pelo contrário, ganhou seu lugar na cultura pop e uma sequencia. E, quem sabe um dia, um remake.

Os EUA estão tentando robôs de combate, para a guerra fria. Um desses robôs, durante os testes, é atingido por um raio. Como estamos em um filme dos anos 80, o robô não é destruído, ele ganha personalidade, ele ganha vida, torna-se consciente de si mesmo.

A história segue com o robô, agora intitulado, Número 5, ou Johny 5, lutando contra o exército que o quer de volta, ele conta com a ajuda de pessoas que compram sua briga. Um típico filme contra a guerra fria, ou guerra no geral.

A continuação é boa, e por algum motivo que desconheço, muito mais reprisada no Brasil que a parte 1. Não é como o primeiro, mas ainda sim vale a assistida. Em Um Robô em Curto Circuito 2 (Short Circuit 2, 1988) Jonhy se reencontra com o cientista que o criou, e ajudou a fugir. Agora, apenas um fabricante de brinquedos. Se o primeiro filme era quase todo no campo, com o robô descobrindo a natureza e lutando com o exército, este ele descobre a cidade e muita informação. A maior parte das piadas é sobre Johny 5 entender o comportamento humano. Não deixa de ser, no fundo, um filme sobre caipira na cidade grande, como tem tantos por aí.

Um Robô em Curto Circuito, ou O Incrível Robô (existe um pouco de confusão sobre o nome do filme no Brasil) foi o primeiro filme que aluguei na vida. Meu filme 001 na extinta MAC Vídeo de Campo Limpo Paulista. Eu nem assisti em casa, assisti na casa dos meus tios. Ainda levaria uns 2 meses para o número do meu pai sair no consórcio de vídeo cassetes.

ótimos filmes, na época e hoje. Claro, ele é datado, não dá pra falar de robôs, tecnologias e guerra fria e esperar que o filme continue atual. Mesmo assim ele fala é sobre temas universais, sobre confiança, liberdade e o que nos faz sermos humanos. Não é um tratado de Filosofia (ainda bem, ou seria um porre de filme), mas tem seus momentos de reflexão.

Links:
http://en.wikipedia.org/wiki/Short_Circuit
http://www.imdb.com/title/tt0091949/
http://www.johnny-five.com/
http://www.adorocinema.com/filmes/filme-57046/curiosidades/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Short_Circuit_2
http://www.imdb.com/title/tt0096101/
http://en.wikipedia.org/wiki/Short_Circuit_2

Trailer:

 
Trailer do segundo filme




O No More Kings gravou a excelente Robots Don´t Cry sobre o filme. O clip é fan made


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...