quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Cherry Coke



Meados dos anos 90. Todos já estávamos reunidos, todas as fichas prontas, coisa de 5 ou 6 pessoas, as vezes era AD&D, as vezes Gurps, e por algumas vezes até Vampiro, iria começar mais uma partida de RPG. Alguém falava "Não tem refrigerante, vamos fazer uma vaca e comprar na padaria". Moedas e notas de 1 real eram juntadas num bolo, o grupo se divida, 2 ou 3 dos presentes saiam pra buscar refrigerante. Chegando na padaria, paravam na frente da geladeira e a discussão começava "Leva só coca normal ou pega cherry também?"

A discussão não acabaria ali, se comprasse cherry coke, alguém reclamaria que comprou, se deixasse de comprar alguém reclamaria da falta. Estas discussões duravam até a partida de RPG começar, as vezes até durante (o que era muito irritante para mim, que estava mestrando). E na semana seguinte começava de novo. Isso foi indo, até que cada vez menos víamos a cherry coke nas prateleiras, cada vez menos lembrávamos de que existia, quando saiu do mercado, em 1998, deixou muitos órfãos. Eu inclusive.

No meu caso eram as partidas de RPG, ou discussões com o meu irmão de que refrigerante levar, mas acredito que, muitos com mais de 30 anos passaram por isso, a eterna briga se levava ou não uma cherry coke no meio das coca colas regulares.

Não era por menos, uma coca cola com sabor dividia opiniões, lembrando que, naquela época, tínhamos os mesmos sabores de refrigerantes por muito tempo, da minha infância, até a adolescência, só me lembro de um sabor novo, a cherry coke. (Aquele monte de sabores de fanta [citrus, maçã e morango] só viriam 8 anos depois.)

A cherry coke foi lançada nos EUA em 1985, e continua até hoje circulando por lá, tem o mérito de ser o primeiro refrigerante cola com sabor. Aqui no Brasil foi introduzida em 1994, quando a economia dava uma melhoradinha, (lembrem-se, foi o ano do plano real e de muita promessa econômica). Foi descontinuada em 1998, sendo um grande fracasso de vendas. Mais detalhes aqui.

A propaganda era no mínimo idiota, Uma versão da propaganda mundial, com cortes de cena introduzindo o Edmundo do Palmeiras, foi uma ideia de JENEO da galera de marketing da Coca-Cola, nem tem rivalidade aqui, o cara não era maluco e nem nada...

comercial: Que coisa mais MTV (Não essa que passa ai na sua tv, aquela do começo)

 
E um comercial atual, não ia colocar, mas o comercial é legal demais, a lata hoje em dia é bem mais clássica, com apenas um cherry escrito abaixo de Coca-Cola. Os anos 90 já morreram né.
 

 

A lata era de um design bem legal, a fonte usada também (se quiser tem aqui). Acho que o vermelho cereja (obvio!) e o preto faziam uma lata bem legal.

Não posso dizer que lembro exatamente do gosto, eu gostava, não sei se eu experimentasse de novo ainda ia achar bom. Mas numa quarta feira meio bleh, fica a saudade da época que a minha grande preocupação era gastar o XP dos personagens.

Links:
Wikipédia
Refrigerando

4 comentários:

  1. Estão importando de forma independente, estou com várias aqui em sp

    ResponderExcluir
  2. Estão importando de forma independente, estou com várias aqui em sp

    ResponderExcluir
  3. Lembro não, jamais esqueci. 1994 e 1995, era meu refri predileto e bem lembro o gosto, que não tem nada da Cherry americana e que hoje está, apesar de timidamente, por aqui de novo. A americana tem de fato gosto de cereja, a nossa brasileira dos 90 tinha um sabor delicadamente, quase imperceptível, de algo como uma baunilhinha pouco doce e com um quê levemente fresh, mentolado, não sei, era estranhamente deliciosa. Era bem parecida com a Coca normal mas com aquele x...Saudades eternas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. também tenho saudades, mas não lembrava tanto assim do gosto. Sempre rolava uma briga nos jogos de RPG nessa época, alguns (incluindo eu) queriam levar Cherry Coke e outros odiavam.

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...