quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Marvel Comics: A História Secreta

Um dos presentes mais legais que ganhei no fim do ano foi esse livro. Acabei de ler essa semana e recomendo para fãs de HQS, de cultura pop no geral ou quem curte adm e negócios.

Não vou fazer uma crítica do livro, já tem várias: aqui, aqui e aqui. Mas escrever sobre algumas informações bem legais que eu não sabia e sobre gente que eu não conhecia.





Carol Kalish:

Mesmo que Sean Howe não tome partidos e não julgue ninguém no livro todo, não tem como não gostar de Carol Kalish. Ela praticamente inventou a venda direta de hqs para as comic shop que apareciam pelos EUA, foi vice presidente da divisão de novos produtos e a cara da Marvel para os revendedores. Também foi escritora e editora. Morreu de um aneurisma aos 36 anos.  http://en.wikipedia.org/wiki/Carol_Kalish





Steve Dikto ainda produz quadrinhos:

Além de co-criador do Homem Aranha e Capitão Átomo, e  criador do Questão e Doutor Estranho continuou produzindo quadrinhos e produz até hoje. Algo para procurar. http://www.steveditko.com/ Na sua página Dikto vende sua obra em P&B, incluído a capa, quase como um fanzine.






Chris Claremont curte BDSM:

Esta é uma história antiga, pelo que pude perceber em alguns fóruns sobre quadrinhos, mas fica bem evidente no livro de Sean Howe. Claremont, muitas vezes colocava coisas um tanto quanto pouco usuais nas histórias dos X-men: Exemplos: Aqui, aqui e aqui. Claremont pretendia escrever uma história em que Charles Xavier ficava vestido de travesti, mas seu editor não deixou, então  só bondage mesmo.


Todos os Romitas em um só lugar:


 Que John Romita e John Romita Jr. trabalharam na Marvel eu sabia, o que não sabia é que Virginia, a senhora Romita também. Eles trabalharam lá até os anos 90, quando a editora chegou ao seu pior momento, Romita entregou sua carta de aviso prévio junto a da esposa, por não aguentarem mais as demissões e o clima hostil da editora. Mais fotos aqui. John Romita Jr. ficou encarregado de desenhar a Cristal. Ele frequentava discotecas, o que o qualificou para o trabalho.




Mark Gruenwald morreu após ler Heróis Renascem:  Capitão América n.1:

Ok, não é exatamente isso, mas poderia ser, Rob Lielfild é suficientemente ruim para isto ser verdade. Em 9 de agosto 1996, Gruenwald, afastado do título que editou e escreveu por anos, Capitão América, pega uma edição de Heróis Renascem: Capitão América e vai pra casa, na segunda feira ele morreu de ataque cardíaco. http://en.wikipedia.org/wiki/Mark_Gruenwald

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...