sábado, 16 de abril de 2011

Mashu up e Cross Overs

Originalmente publicado em Rola Taco 27 01 2011


Terminado o assunto sobre Universos Paralelos que inclui passado/futuro alternativo alternativos e agora crossovers e mashups.

Crossovers e mashups muitas vezes são usados como sinônimos mas não são a mesma coisa, o primeiro é o que está sendo feito e o segundo como.
Crossover por definição é quando personagens se núcleos ou universos diferentes se cruzam, como por exemplo o famoso arco de histórias em quadrinhos Marvel vs DC (crossover entre universos) ou a séries de jogos da SNK/Playmore The king of Fighters (que pegou vários cenários separados e os uniu em um único universo). O termo crossover começa nos anos 90 mas o conceito já está por ai a muito mais tempo, lembro de ter lido um livro anos atrás chamado Arséne Lupin: Ladrão de casaca, no ultimo conto desse livro Lupin se encontra com Sherlock Holmes (renomeado para Herlock Sholmes por motivos de direitos autorais). Esse livro foi publicado em 1907, muito antes de alguém pensar no nome crossover. Então cross over não é uma ideia que surgiu nos anos 90 mas só foi organizada e nomeada nessa época. E quando se dá nome para algo se dá força a isso e assim surgiram inúmeras obras de crossovers nas mais diversas mídias.


Mashup começou como uma definição de web, que passou a ser usada para um tipo de remixagem musical (e muitas vezes de vídeo também [o youtube está cheio de exemplos]). Que com o livro Orgulho e Preconceito e Zumbis chegou a literatura. No mashup necessariamente trechos da obra original devem estar presentes. Não é somente um caso de misturar personagens e histórias, mas sim de misturar obras. No Brasil com o sucesso de Orgulho e Preconceito e Zumbis apareceram vários livros da literatura brasileiras com novas temáticas como o caso de O Alinenista Caçador de Mutantes (mais aqui) não são mashups e sim variações fantásticas da história por não aproveitar trechos das obras originais e sim reescrevê-las acionando novos elementos. ISso tudo está bem mais detalhado no Ficção Científica e afins no texto de Ana Cristina Rodrigues. mas é claro que no Brasil essa história toda virou mimimi como
no caso aqui

ou esse:
Quando falamos de música necessariamente mashup é amistura de 2 ou mais músicas, pois quando simplesmente é uma música com novos elementos ela é chamada de remix. No caso da literatura como Orgulho e Preconceito e Zumbis temos uma obra original com trechos novos colocados nela. Então no caso de algumas mídias podemos chamar de mashup o que no caso da música seria um remix.


Como disse anteriormente a ideia já estava vagando por ai, e em filmes como De volta para o Futuro II ou forest Gump temos algumas cenas que poderiam ser chamadas de mashup. No caso de De volta para o Futuro II temos as cenas do primeiro filme usadas enquanto Marty está no passado e em Forrest Gump temos várias inserções de Gump em filmagens históricas.


Um ótimo exemplo de mashup é o episódio de Star Trek Deep Space Nine com um episódio da série clássica : Trials and Tribbleations
Nesse episódio alguns tripulantes da DS9 voltam ao passado para impedir uma sabotagem histórica, como foram usadas imagens de um episódio da série clássica remixado aos novos elementos da DS9 temos não só um crossover como também um mashup.

Então crossover é quando se misturam personagens e ideias e mashup é quando se misturam obras. Por definição podemos dizer que todo mashup é um crossover, , mas nem todo crossover é um mashup. Mashup precisa necessariamente de trechos das obras originais.

E como usar isso no RPG:

Crossover:

Pensar em crossover no RPG é fácil, você pode misturar praticamente qualquer universo ou cenário que desejar. Se tiver um Gurps em mãos é quase uma obrigação fazer isso de vez em quando. você pode pegar aquela camapnha de velho Oeste e colocar aliens (como no filme High Plain Invaders) ou mutantes na sua história medieval. Vai do seu gosto e de imaginação.

Você pode também fazer crossovers entre os personagens de campanhas e universos diferentes, mas nesse caso preste atenção para não criar discrepâncias na pontuação, mas com alguma prática e alguns cálculos até crossovers de personagens de sistemas diferentes são possíveis. só escolha um sistema e adapte os personagens visitantes para ele.

Mashup:

Em um jogo de RPG é mais difícil fazer um mashup que um simples crossover mas bem possível. No caso do mashup a obra original deve aparecer e como no caso dos jogos de RPG as vezes não há obra até que ela aconteça temos duas situações possíveis de mashup.


A história escrita antes da aventura: você pode remixar uma aventura pronta (sua ou dessas que se baixa ou compra por ai) com novos elementos ou outra aventura. Talvez sua história ficasse melhor misturando duas dungeons ou colocando os mortos vivos daquele outro suplemento que você tem. Misture a vontade, a história é sua mesmo.

As aventuras passadas: Você também pode fazer um mashup de uma aventura já rolada. Os personagens podem viajar no tempo de volta a sua própria aventura anterior como no caso de De volta para o Futuro II. Outra forma é dar aos jogadores novos personagens e eles jogarem uma subtrama da aventura anterior. Eles podem interagir com os próprios personagens, descobrir que o que pareceu mero acaso foi causada pelos seus novos personagens etc. Exige um bom planejamento pois algumas ações não serão livres aos jogadores (e acredite, eles vão querer destruir sua cronologia) mas os resultados podem ser ótimos, planeje com cuidado e tudo correrá bem. Já usei ambos recursos de narrativa (e quando usei nem se falava em mashup [sentimento de velhice chegando]) , mas cuidado com a cronologia, a memória é uma coisa bem traiçoeira, faça anotações sempre que julgar necessário, deixa e preguiça de lado e anota ai no caderninho
de campanha os fatos importantes e pontos chaves entre uma aventura e outra.

Assim eu termino essa missiva sobre Universos alternativos e os principais fatores que nele implicam. Originalmente pensei em um único texto, mas logo descobri que seria impossível pois quanto mais eu pensava e escrevia mais detalhes apareciam. espero que tenham gostado e parafraseando Stan-Lee: EXCELSIOR!
Links:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...