domingo, 18 de março de 2018

Suraphol Sombatcharoen สุรพล สมบัติเจริญ

365POP2018 - Domingo - anos 50

Vou admitir uma coisa para vocês, os anos 50 são os mais difíceis de desenterrar para música. As regras ainda eram outras, a coisa não era simplesmente baseada em singles e LPs como nos anos 60 em diante, é toda uma outra lógica de gente contratada por estações de rádio ou TV e uma mistura de cantores, atores, apresentadores de TV. A grande cultura pop estava ainda começando e ninguém tinha escrito as regras.

Por isso eu costumo apelar para outros países, e hoje, Tailândia. Seguindo também a procura do Roberto Carlos de cada país, mas no caso de hoje está mais para Elvis.

Suraphol Sombatcharoen, nascido em 25 de setembro de 1930 e falecido em 16 de agosto de 1968 foi um dos primeiros cantores do estilo Luk thung, também conhecido como Phleng Luk Thung ( ลูกทุ่ง ou เพลง ลูกทุ่ง). É um estilo ocidentalizado que começa nos anos 50 e é basicamente a Tailândia sofrendo influência do ocidente com instrumentos de orquestra e todas essas coisas. O estilo também chamado de Country Tailandês foi sucesso até os anos 60.

Suraphol Sombatcharoen fez bastante sucesso nos anos 50 e 60, ele chegou mesmo a ser chamado de Elvis Tailandês durante seu período de vida e gravou mais de 100 canções. Uma delas, na verdade sua última canção, "Siphok Pi Haeng Khuam Lang" ("สิบ หก ปี แห่ง ความ หลัง" ou "16 Anos do Nosso Passado") fez entrar para o imaginário popular tailandês a crise dos 16 anos em um casamento, já que a música trata disso e é autobiográfica, Suraphol Sombatcharoen e sua esposa haviam se separado depois de 16 anos casados.

Antes disso outras de suas canções foram de grande sucesso e influência, a música, "Nam Da Sow Vienne" ("Lágrimas de uma Garota do Laos"). é considerado o surgimento do Luk Thung.

Em 16 de agosto de 1968, aos 37 anos, Suraphol Sombatcharoen, foi morto a tiros depois de um show em Malai Man. O motivo da morte, até onde entendi, mas estou usando o google tradutor em textos em tailandês, então não vou afirmar nada, continua um mistério. 

A música é bem legal, não só pela curiosidade histórica, geográfica e artística, é realmente agradável de se escutar. Um pop dos anos 50 com outra cara. 



Links:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...