domingo, 25 de março de 2018

Nora Ney

365POP2018 - Domingo - Anos 50

Continuando as publicações nacionais, estou tentando me manter nisso por alguns dias, vamos ver se faço duas semanas, pelo menos é o que tentarei.

Nora Ney, nome de batismo, Iracema de Sousa Ferreira, nasceu no Rio de Janeiro20 de março de 1922 e faleceu em  28 de outubro de 2003). Sua carreira como cantora foi longa, desde os seus ainda não completados 30 anos, em 1950, até quase o fim de sua vida em 2001. Tinha uma voz grave e aprendeu a tocar violão sozinha. 

Ela não achava que tinha voz para as músicas nacionais, então ficava no inglês e francês, não soava como outras cantoras da época, mas logo começou com músicas em português e seu primeiro disco, em 1952, Menino Grande foi um sucesso. Entre seus fãs, Getúlio Vargas. 

Nora Ney cantava a tristeza, mas em 1955, cantou uma versão em inglês de Rock Around The Clock, começava assim, com uma cantora que nem voltaria a cantar nada de rock, o rock nacional. Não que ela não gostasse, numa entrevista declarou que era bem eclética. 

Ela teve a carreira interrompida pela perseguição política, retorna com as Garotas de Rádio e reconquista o espaço em rádios e palcos. 

Para mais leia os links abaixo. 

Mas cara país tem sua Nora Ney, ou sua Chiemi Eri. Rock Around The Clock realmente é uma música importante, gravada por  Bill Haley & His Comets em 1954 nem fez lá muito sucesso, mas um ano depois, na trilha de Blackboard Jungle (Sementes de Violência), estourou no mundo todo. Tanto a Nora Ney, a pedido de uma rádio, gravou uma versão nacional, como Chiemi Eri também a gravou no Japão em 1955. Claro que vou querer achar onde mais essa música, e esse filme inauguraram o rock pelo mundo.  Rock Around The Clock foi gravado em português em dezembro de 1955 por Heleninha Silveira, mas isso é assunto pra outro post.






Links:
http://www.senhorf.com.br/rockdebrasilia/interna03.htm
https://pt.wikipedia.org/wiki/Nora_Ney
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u38279.shtml
https://open.spotify.com/artist/6n3vQEpNNzmYXd1pxeifl6?si=vlZ8o4QGT8OjncxcCjZ-kw



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...