terça-feira, 13 de março de 2018

I Fight Dragons

365POP2018 - Terça Feira - anos 2000

I Fight Dragons é uma banda que eu jurava que já tinha um monte de textos em português sobre ela aí pelas internets todas da vida. Mas não, só o meu publicado no Disco a Disco em  02 de março de 2014. Mas como isso é possível? A nerdosfera brasileira não acha essas coisas? I Fight Dragons é incrível!

A minha única queixa com I Fight Dragons é ter que explicar, toda maldita vez que falo da banda para alguém, e são muitas, que não é e não tem nada a ver com o Imagine Dragons (que convenhamos, é chata pra caceta).

Como das outras vezes que fiz isso, de pegar um texto antigo do Disco a Disco, vou reproduzi-lo na integra e só atualizar aqui na introdução.

O segundo disco da banda saiu em 2014, depois do post, mas eu já não escrevia mais lá. Então não teve review.

O novo disco, Near Future saiu em Dezembro de 2014 e consegue inovar muito. É bem legal de escutar no Spotify ou qualquer outro meio, mas esse não é o jeito certo de conhecer, pelo menos não as 10 primeiras faixas. Near Future é uma saga conceitual da mais simples e perfeita aventura de Bem VS Mal e garoto encontra garota. Sem reviravoltas, sem cinzas, apenas uma história simples de heroísmo, que empolga pra cacete e com uma excelente música.

Nem sei dar nome pra esse formato, é meio musical, meio história em quadrinhos e meio musical. Vale muito assistir. Só uma pena ser complicado de acompanhar pra quem não manja do inglês.



Links:
https://en.wikipedia.org/wiki/I_Fight_Dragons
https://www.discogs.com/artist/1757604-I-Fight-Dragons
https://open.spotify.com/artist/7DBXiFez54rbGjqw1tWi5w?si=wbGwx4nHSqKQ7fTofIYRlA

Meu antigo post no Disco A Disco



Voltando par as bandas nerds. Difícil dizer se I Fight Dragons é a banda mais nerd que já escutei, mas certeza que estaria em um Top 5.

I Fight Dragons é de Chicago, começaram em 2008, lançaram alguns eps e um disco: Kaboon, o próximo disco esta sendo gravado. Você pode acompanhar a barrinha sendo carregada no site oficial da banda (tipo especial de jogo de luta).

A banda mistura o pop/rock com música eletrônica, mas não apenas com sintetizadores e batidas digitais, eles usam sons característicos dos jogos de 8 bits, e não pense que é só uns barulhinhos na introdução pra dizer "somos nerds e botamos esse barulhinho de zelda aqui pra provar isso". Não, os sons são parte integrantes da música, é mais um instrumento. E o mais incrível que não é apenas colocado via edição, a banda desenvolveu instrumentos usando joysticks, guitarras de guitar hero, dance pads entre outros pra tocar ao vivo.

Sem mais delongas, vamos a Kaboon de 2011. O disco pode ser baixado do site oficial da banda: http://www.ifightdragons.com/home.html


01 - Fanfare: Uma breve introdução toda em 8 bits que usa a base da música Kaboon. Por essa faixa já é possível imaginar o que vem a seguir.

02- Kaboon: a faixa título do disco. A música começa com o som de 8 bits de base, seguido por guitarras e um 8 bits solando. É, é assim mesmo a coisa. Uma abertura pesadinha, animada e sobre o jogo da vida, escolher um lado, que as coisas um dia dão errado e um dia jogaram a bomba, acho que é uma metáfora típica de quem cresceu na guerra fria. Adoro o vocal distorcido no meio da música.


03- Save the World Get Girl: A minha faixa preferida. começa com o instrumental e solo em 8 bits, o vocal entra contando uma intro cantadinha, ai vem o peso da música, guitarras e 8 bits preenchem a música toda. É a mais empolgante do álbum, a letra é sobre salvar o mundo e ficar com a garota, tema de muitos filmes, mas é um tanto quanto metafórico, algo como dizer para si mesmo que se é capaz. Algo bem nerd eu diria, essa dúvida de existência típica de todos que procuram o escapismo em universos ficcionais. O clip da música é excelente, cheio de referências e easter eggs (cima, cima, baixo, baixo, esquerda, direita, esquerda, direita, B, A, start!)



04- cRaZie$: Começa com uma batida forte, o vocal começa a cantar sobre os loucos voltarem -a vida, essa música abusa dos sons em 8 bits, mais da metade da música saiu de algum Nintendo. Talvez a música mais emblemática no que se trata de som 8 bits, uma boa música para explicar para alguém como é essa coisa do I Fight Dragons. O clip é sensacional, uma paródia de Evil Dead.


05- Gloria (interlude). Toda em 8 bits, lembra a música de fim de fase.

06- My Way: lalalalala, uma baladinha, pelo menos é assim que começa, depois acelera. Os sons 8 bits são menos óbvios mas estão lá na música toda. Uma letra mais adolescente existencial, todos dizem o que ele deve fazer, mas fará do jeito dele, bastante lalalalala. Os sons 8 bits são bem óbvios da metade em diante da música.  Começa lenta, mas empolga.

07- With You: A primeira balada de verdade. fazer música animada com 8 bits é fácil, agora uma balada de violão, voz e Nintendo não é pra qualquer um. Uma música sobre ficar com quem se gosta e aproveitar as pequenas coisas. Não se preocupe tanto, tudo acabará em cinzas, um tanto pessimista. Essa é a única música com 2 vocais e também a única com vocal feminino.

08- Fight For You:  Começa com grave 8 bits de base, solo de mais 8 bits, e vem o vocal e guitarras, começa pesada, mas lenta. Vocal baixo e ele sobe com o resto da música. Eu e você contra o mundo, uma música romântica sobre se lutar por quem se gosta. uma das maiores letras do disco. ótima melodia, na tradição das músicas pesadas e melódicas do rock mais pop dos anos 90.

09- The Geeks Will inherit The World: Essa é a primeira música que conheci do I Fight Dragons e que me fez gostar tanto da banda. O disco volta a acelerar. Uma música de reviravolta, de que o colégio um dia acaba. Aquele geek que você tirava sarro do colegial agora tem os carros, tem o dinheiro. Cada vez que o vocalista diz: We got the Cars, we got the Money tem um barulhinho de moeda do Super Mário. O refrão diz tudo: Os geeks herdarão a Terra. Excelente clip em led


10- Disaster Hearts: Uma balada bem melancólica. começa com voz e piano, e entra o 8 bits, muito encaixado. Preste atenção no som em 8 bits de coração batendo. Uma música sobre se recuperar de desastres e o coração cicatrizar, aceitar que perdeu e continuar vivendo. Talvez a música mais triste do disco.

11- Don´t You: começa com uma intro baixinha em 8 bits, entram os outros instrumentos explodindo. O disco volta a ficar agitado, numa energia próxima a Kaboon, lá do começo. Mas a letra é bem melancólica e desanimadora. Queremos um monte de coisas, fama, dinheiro, amor, sucesso, mas não conseguiremos, pois passamos metade do tempo correndo em círculos. Rezando apenas para voltar, apenas para voltar... Clip feito por fã


12- Working: Começa com voz distorcida. Vai subindo o ritmo, os instrumentos vão entrando e a música chega no clímax no refrão, um longo refrão. A música é sobre o mundo do trabalho, você tirou 10 na faculdade, se formou e está frustrado em acordar, trabalhar, dormir e nenhuma perspectiva. o cantor/narrador vê isso, ele não caiu nessas mentiras. Olhares vazios no trem.

13- Before I Wake: Outra balada melancólica, esta disputa o lugar de mais triste do álbum com a Disaster Hearts. Voz e violão, e 8 bits pra acompanhar, inclusive um tipo de percussão. Amanhã tudo pode mudar, eu posso morrer antes de acordar, então lembre-se tudo que eu disse hoje. Uma música sobre perda, mudanças e lembranças. O 8 bits é muito bem usado, lembrando vários momentos tristes de muitos jogos.

14_ Suburban Doxology: E começa com peso e energia de novo. Adoro a base em 8 bits dessa música. Tem horas que a única coisa que não é em 8 bits é a bateria. Uma música animada sobre como ver o mundo, e se tornar mais irônico. No fundo uma música sobre crescer. Tem uma parte marchinha excelente.

Kaboom vem coberto com uma embalagem colorida, mas no fundo é um disco melancólico e bastante romântico. Não é um disco nerd no sentido de enfrentar dragões, não literalmente pelo menos, mas aqueles desafios da vida que podem ser representados por esse réptil gigante que cospe fogo (ou ácido, gelo, relâmpagos etc.). É sobre relacionamentos, sobre crescer e continuar sendo quem se é, de não se perder no caminho. No fim é um disco sobre as questões da geração dos 30 e 20 anos passam. Um bom disco, autêntico em todos os sentido, inovador e de se escutar no repeat, grande variedade entre as músicas. Altamente recomendável.

Recomendo assinar o newsletter da banda, eles distribuem bastante material exclusivo por lá.

Links:
Site oficial
Facebook
twitter
myspace








2 comentários:

  1. Ótima banda, só a homenagem a crazies de George Romero e evil dead (melhor filme do mundo) já me fez fan.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. essa é daquelas bandas que eu desacredito o fato de não estourar e muito com esse bando de nerd por ai.

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...