quinta-feira, 22 de março de 2018

Blackfire

365POP2018 - Quinta Feira - Anos 80.

Eu sei que Blackfire se encaixaria mais nos anos 90, mas eu queria escrever esse texto hoje.

Conhecer bandas não é uma tarefa exatamente fácil, como já escrevi AQUI, curadoria está em falta, e quando se quer ir para o esquisito e alternativo fica mais difícil ainda.

As vezes um assunto pouco relacionado, um link errado ou uma busca para completar um background de um personagem de GURPS SUPERS pode acabar na descoberta de boas bandas.

Esse último caso é verídico. Um amigo meu cismou de mestrar o tal Gurps Supers, eu já imaginava que a galera de novatos e a falta de paciência desse meu amigo seriam incompatíveis, ainda mais com um sistema que roda bem tudo, mas o supers sempre foi o calcanhar de aquiles do GURPS.

Meu personagem era um nativo americano, ganhou super poderes, super força, agilidade e resistência, levemente sobre humanas, e tinha (convenientemente) uma loja de armas. Eu queria que ele fosse fã de uma banda, comecei a procurar e cheguei no Blackfire.

Blackfire é uma banda formada em 1989 =, lá em Black Mesa. A banda, formada pelos irmãos Jeneda, Klee e Clayson Benally teve grande influência najavo, o pai era curandeiro tradicional e a mãe cantora folk. Eles cresceram na cultura navajo e musica e em 1989 subiram no palco pela primeira vez, mas a primeira demo, com 5 músicas só veio em 1994, com ninguém menos que CJ Ramone produzindo.

A banda seguiu seu caminho, se apresentando, as vezes com o show do Blackfire, as vezes mesclando com músicas nativas ou só apresentando essas últimas, nas quais os pais dos 3 irmãos participam. A discografia da banda é pequena, mas muito interessante. Uma mistura, acredito que única de música tradicional navajo e punk rock.

O som é cheio de energia e peso, mas as vezes melancólico, as letras tratam de direitos indígenas, luta por espaço e terra, genocídio e direitos humanos.










Recomendo muito, som autentico assim é raro, ainda mais em família e com tanta força.

Links:
https://en.wikipedia.org/wiki/Blackfire_(American_band)
https://open.spotify.com/artist/6QQKKYorBeBrx1aX3L1Kmi?si=Txu-0PfyS-CwULeRiaLERA
http://www.blackfire.net/
https://alchetron.com/Blackfire-(band)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...