sexta-feira, 9 de junho de 2017

Sense8 e uma galera descobrindo como as séries são


E isso incluiu o Sense8 e seu abrupto cancelamento. Segundo essa lógica era uma série de esquerda, pró LGBT e tal, por isso Netflix virou uma corporação malvada cis hétero conservadora e qualquer outra coisa assim. Existe todo um lance auto-importância e tal, mas muito já foi dito sobre isso, incluindo esse ótimo texto do Cardoso.

Meu ponto é outro, é gente que nunca acompanhou série e agora está descobrindo como é. E isso foi a Netflix quem fez isso, ela popularizou o conceito de acompanhar uma série. A galera até assistia um monte de séries e tal, mas faziam isso sem lá muito controle, quando você tem ali um excelente controle de episódios e temporadas de algo que sai tudo duma vez, essa galera que assistia na TV de vez em quando, passou a ver regularmente e entendeu algumas coisas, mas uma boa parte dela assumiu como novidade o que já existe desde I Love Lucy.

E não foi só com Sense8 que isso aconteceu.

Quando Stranger Things saiu foi um furor, alguns diziam que era a série mais perfeita já feita, que tinha continuidade e se deslumbraram com o saudosismo. Realmente é uma excelente série, o saudosismo ali é um pouquinho didático demais, mas é bem passável. Gostei muito, mas não é tão novidade assim, mas pra quem chegou agora é. Ai começa a briga, quem é velho nessa vida de séries e nerdices virou a cara pra Stranger Things pelo hype e ficou uma discussão idiota por semanas no Twitter e no Facebook.

Depois veio Black Mirror, formato que já existe desde 1959 com The Twilight Zone, mas eu entendo, pra quem nunca tinha visto episódios fechados de ficção científica como metáfora se deslumbrou. É uma boa série, só não é tudo isso. Mas aconteceu de novo, briga com gente defendendo e atacando a série, e nessa, como já entra um certo clima político nos episódios, já rolou um direita e esquerda.

E chegamos ao Sense8, cancelada por custar uma fortuna por episódio e ter uma audiência baixíssima. Eu gostei muito da primeira temporada, e ainda estou atrasado pra segunda, odeie o especial de natal por ter praticamente zero relevância. Mas entendo, séries vem sendo canceladas desde que existem séries e histórias sem final são o padrão, não a  exceção. Mas pra quem começou ontem a ver séries parece o fim do mundo, mas a vida é assim.

A imagem de abertura é de Capitão Power e os Soldados do Futuro, série do Michael Straczynski, o cara que não é nunca lembrado quando falam de Sense8, e Capitão Power foi cancelada sem um final, em 1988, minha primeira decepção com uma série sem final.

PS; Acho que Sense8 fracassou pelo fato de ninguém conseguir escrever os nomes dos criadores da série sem olhar no Google, cacete, Straczynski e Wachowski, tenha dó né.

4 comentários:

  1. Tive a mesma impressão com Black Mirror ("esse povo nunca ouviu falar em além da imaginação?"), sem contar que Além da imaginação tinha estórias bem mais insólitas.
    Quanto a sense8 eu nunca assisti, o tema simplesmente não me interessou.
    Sobre Stranger Things eu adorei a série, mas tenho que confessar que saudosismo é minha kriptonita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu assisti Sense8 antes de saber do que se tratava e gostei. o nome Straczynski nos créditos já foi suficiente pra me convencer. Adorava Capitão Power quando era criança e Babylon 5 é incrível. In Straczynski We Trust

      Excluir
    2. Capitão Power eu deixava a fita no vídeo cassete para gravar, adorava a animação e o tema ser pós apocalipse.

      Excluir
    3. eu também, eu também, até vi alguns episódios que estão perdidos pelo Youtube recentemente.

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...