sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Enigma

Sexta de séries - 47 de 52 - 323 de 366

Enigma foi um programa que eu adorava na Cultura, não só eu, acabei de ler que era um dos programas mais vistos da época. A TV Cultura da época era um negócio estranho, as vezes entregue às moscas, chamada de canal oxigênio, as vezes era vista e comentada por todo mundo.

Nos sábados, as 19h, de 1987 até 1989, o programa era um game show de inteligência, sorte e reflexos. Cheios de referências a Indiana Jones e o Enigma da Pirâmide, com prêmios eletrônicos e de gente inteligente, fitas de áudio, Atari e sons da gradiente. É serio, o prêmio de mais baixo, tipo participação era uma fita k7, essa coisa era cara pra cacete na época.

O programa era apresentado por Cassiano Ricardo e Cornelia Herr. Eles apresentavam o programa como o oásis de inteligência na TV brasileira, até provocavam o espectador a olhas os outros canais e voltar para assistir. Era uma época meio merda da TV brasileira mesmo, tiveram coisas muito boas, mas foi a época de ascensão dos shows de palco para crianças e essas coisas.

O começo do programa era a eliminatória de programas, mais de 10 eram selecionados dos inscritos para responder uma pergunta, acertou participa, errou vai pra plateia. 4 eram selecionados para participar.

As provas eram bastante difíceis, como passar uma ferramenta por um caminho de arame sem encostar, acertar perguntas sobre história, geografia e cultura no geral. E muito dependia da sorte, alguém achava um antídoto, outros eram perseguidos pela múmia. Outra tarefa que dependia da sorte era achar itens nos potes. Alguns tinham fumaça que representavam veneno.

O cenário era incrível, todo no esquema arqueologia de cinema, o interior de uma pirâmide. 

Eu lembrava muito das provas, da participação por telefone e carta e que davam um olho de boi (o selo) como prêmio de um sorteio de cartas. O que eu sempre pensei em participar por colecionar selos na época (não sei o que aconteceu com minha coleção). Gostar de Enigma era motivo pra apanhar na escola, eram outros tempos, colecionar selo também.

Abertura do programa:

Um raro momento atual de Córnelia Herr


Um programa da cultura de 2011 sobre o Enigma.


Alguns episódios  são achados na íntegra no Youtube:

parte 1
e

parte 2

E esse outro episódio.

Eu era apaixonado pela Cornelia Herr



Para mais https://www.youtube.com/user/marcospo1/search?query=enigma
Agradeço ao Marcos Pedro de Oliveira por ter subido todos esses vídeos para o Youtube.


Links:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Enigma_(programa_de_TV)
http://tvcultura.com.br/acontece/11_programas-da-tv-cultura-que-deixam-saudades.html
http://www.autobahn.com.br/dummies/enigma.html
http://gomademascar.net/tv/enigma-da-tv-cultura-video-desenterrado-por-arqueologos-do-youtube/

4 comentários:

  1. Salve, Rogério! Legal encontrar mais um fã do programa!

    ResponderExcluir
  2. KKKKK! Muito bom este post! Eu e um amigo frequentamos quase todos os sábados, desde a inauguração! Cheguei a ser sorteado uma vez, mas depois tinha uma segunda triagem e não rolou (carai#!) Tb fizemos um pôster que foi filmado por longos 1,5s (e a Cornélia ainda leu errado a p#rra da minha frase, mas foi a emoção do momento!) Acho que o primeiro episódio em que fui, o enigma era "Winston Churchill". Bons tempos: sem frescura, mulherada bonita (a Cornélia era uma loucura e a Cleópatra tb!) e, no geral, o pessoal que frequentava era esperto e tinha senso de humor! Saudades do pré-politicamente-correto! kkkkkkkk!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que eu sou um tanto mais novo que você, eu via na TV apenas, e era criança na época. A Cornélia foi uma das minhas paixões na infância, e é claro, a Cleópatra também. Adorava assistir isso. Realmente, bons tempos da Cultura.

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...