quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Monstrinhos musculosos - M.U.S.C.L.E - Kinnikuman

Quarta de brinquedos - 42 de 52 - 293 de 366

Os brinquedos de monstros e de terror, mesmo que sempre tenham seu espaço, são os mais escassos. As crianças adoram, isso não resta dúvida, mas quem decide a compra, pais e avós, nem sempre concordam.

Um desses brinquedos monstruosos dos anos 80, e tinha que olhar bem de perto pra notar isso, eram bonequinhos de plástico, tipo soldadinhos, vendidos em praticamente qualquer lugar.

Esses monstrinhos, que não sei dizer a origem, eram encontrados em quase qualquer lugar. Hoje são achados em lojas para festas ou direto no fabricante, DODO.

Só agora, depois de velho, que descobri que são personagens de luta livre e não monstros, inclusive meio que invalidando essa postagem como mais uma de halloween, mas eu escrevo aqui, eu faço as regras. Os bonequinhos vendidos aqui são bootlegs dos vendidos no Japão como  Kinnikuman ou nos EUA como M.U.S.C.L.E. São inspirados em um anime que por sua vez foi inspirado em um mangá de 1979 de mesmo nome. No original eram todos cor rosa e de borracha dura, numa coleção com centenas de bonecos diferentes e que até durou bastante tempo. Nos EUA a Mattel os vendia em cartelas e mesmo sem um anime para alavancar as vendas (era violento demais para o publico americano) foi um sucesso.

No Japão esse tipo de boneco de plástico é chamado de Kinsheki e eram vendidos em máquinas de venda vendas.

No Brasil eles apareceram sem nome ou embalagem, eram amontoados e vendidos do lado das balas ou qualquer coisa assim, vinham soltos e se comprava com pouco dinheiro. Também eram coloridos e vendo agora muito menos detalhados. Não foi só no Brasil que bootlegs desses bonecos apareceram, pelo que vi em alguns sites de brinquedo no mundo todo haviam bonecos copiados e copiados.

Pena que os bonecos brasileiros são tão inferiores em qualidade aos originais, e outro ponto a se lamentar é que no Brasil apareceram poucos modelos, algo em torno de uns 10.

Mais um mistério resolvido que ninguém perguntou.

Meu Moby Dick, o carro conversível com asas de morcego, continua um mistério.

Links:
http://mentalfloss.com/article/31625/brief-history-muscle-figures
http://www.littleweirdos.net/2012/02/muscle-gumball-machine-bootlegs.html
http://www.raumhafen.de/galerie/rubber_guys/muscle/
https://en.wikipedia.org/wiki/Kinkeshi
http://www.therobotsvoice.com/2009/12/the_30_most_mind-blowingly_strange_muscle_figures.php
http://www.dodo.ind.br/brinquedos/bonecos-e-bonecas/bonecos-assustadores/monstrinho


3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Nostalgia total esses bonequinhos, em meados de 1990 eram comuns de se achar. Só lembro queficavam em potões de vidro no balcão da mercearia, ainda tenho alguns. Ótima matéria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você quiser ainda é fácil de achar, eu comprei alguns direto do site da dodo http://www.lojadodo.com/monstrinho-colorido-pacote-com-20-unidades Um pacote com 20 unidades custa nem 4 reais, mas tem o frete.

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...