quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Sound Blaster Awe 32, um sonho de de consumo de duas décadas atrás.

Quinta de generalidades - 33 de 52 - 231 de 366

Meu sonho de consumo, e de muita gente na verdade em meados dos anos 90 era um kit multi mídia. Pra quem é muito novo eu explico. Esse tal kit era uma combinação de placa de som, pois é, você só lembra que o seu pc tem algo nele para reproduzir som quando para de funcionar, mas naquela época o padrão era só a internal speaker. Um tocador de cd, que nos kits mais fodões tinha 8 velocidades e duas caixas de som. Sim, a as bagaças eram tão caras que vinham no kit.

Isso tudo custava uma fortuna, eram um saco de instalar e outro saco pra achar o driver correto. Era tão chato de instalar o driver e ele era tão volátil que muitas vezes o infeliz simplesmente sumia, quase sempre o computador ia pro técnico, o técnico, que não é gente, se fosse gente não seria técnico, formatava o pc sem nem olhar pra ele, cobrava 50 reais (o que era bastante em 1995) e te devolvia o PC sem nenhum dos seus arquivos, e muitas vezes sem o som funcionando ainda.

Foi numa dessas vezes que resolvi aprender a fazer as coisas e nunca mais precisar de um charlatão desses.
Pode ser só memória afetiva, mas acho lindas essas caixas. 

Mas voltando ao sonho de consumo...

A mais desejada dentro do custo benefício era o kit da Sound Blaster AWE 32. Lançado em 1994, fabricado pela Creative de Singapura e medindo fucking 35 cm, sério, era gigante, pra os padrões de hoje que placas gráficas fodonas não tem esse tamanho.


Jogar um jogo e escutar o personagem falando aquela voz mal digitalizada era incrível.  Muito melhor que os bips e bops da caixinha de som dentro do PC.

E jogar The Digg também era bem legal. 


Links:


Um comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...