quinta-feira, 16 de junho de 2016

Winamp

Quinta de generalidades - 24 de 52 - 168 de 366

Nos idos de 1997 escutar música num PC não era exatamente como hoje. Na maior parte do tempo esse processo consistia em abrir a gaveta de cd, colocar um disco e dar play. Alguns drives tinham até um botão play neles.

Depois com o Napster os MP3 tornaram-se populares. Mas se hoje você tocda um MP3 em qualquer coisa, e praticamente todos os sistemas operacionais se viram nativamente com esse arquivo, em 1997 era mais complicado.

Exigia um player.

Aprender a instalar e usar um player de áudio era um conhecimento arcano.

O melhor deles foi o Winamp. Nas suas duas primeiras versões era um player bastante bonico, compacto e rápido. Depois veio o Winamp 3, que era pesadão, mas tinha tanta coisa legal, até as rádios on line, que o Real Player (isso fica pra outro dia) já não dava mais conta. E veio o 5, mas nesse ponto já não era tão grande coisa assim. O tempo passou, um player assim tornou-se inútil e foi esquecido. Mas ele só foi descontinuado pela dona no momento da Nullsoft, a AOL, em 2013. Ele foi comprado por uma rádio e sei lá o que houve com ele depois disso.

Não vou dizer que tenho saudade, não teria função hoje. Mas montar playlists, deixar tocar e deixar um player bastante compacto (espaço era primordial numa tela, eram 1ó 15 polegadas) era ótimo. Treve seu tempo, tocou muita música em vários PCs que eu tive, mas morreu, não existe mais espaço no mundo para ele.

Links:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Winamp
https://en.wikipedia.org/wiki/Winamp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...