quinta-feira, 2 de junho de 2016

Coisas que mostram um passado não muito distante.

Quinta de generalidades - 22 de 52 - 154 de 366.

Algumas coisas são a estética de uma época, as vezes são coisas pequenas, que só percebemos quando pensamos que faz muito tempo que não vemos mais algo assim, ou, nos raros casos em que se acha um desses resquícios de tempos perdidos.

As oficinas mecânicas, borracharias e afins são o epicentro dessas coisas. Hoje até as oficinas não são mais as mesmas, e borracharias são bastante raras. Não me entenda mal, eu entendo que quem tem um carro não quer um mecânico que acha que sabe e que aprendeu fazendo, diagnóstico eletrônico é lindo eu sei e pneus modernos são bem melhores que aquelas coisas que explodiam a toa.

Mas a estética era interessante.

Geralmente tinha uma dessas:

Carrancas, eram encontráveis em bares, borracharias e mecânicas, hoje são bastante raras de se ver por aí. Nunca entendi o motivo de serem todas iguais.

Outra coisa, mas essa não é tão facilmente notável, um pote de vidro com bicho pra pescar. Quase todo lugar que juntava homens trabalhando tinha um pote com bicho dentro, que teriam sua morte num sábado ou domingo.

E é claro, os calendários com mulheres peladas, esse é o mais clássico e dispensa apresentações.

Indo para os bares nós tínhamos a rua asfaltada com tampinhas de garrafa. Funcionava assim, os desocupados iam bebendo e jogando as tampinhas na rua. No verão se bebia mais, mais tampinhas e asfalto mole por conta do calor. Carros passavam e afundavam as tampinhas no asfalto. Ia se acumulando até o ponto de se ter mais tampinha do que asfalto.

E nos cabeleireiros a moda eram as fotos de celebridades recortadas de revistas, ou de posteres nas paredes. Por uma enorme falta de internet e referências, cabia ao cabeleireiro dar uma ideias para seus clientes, o jeito era botar fotos de celebridades ao redor do espelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...