segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Alley Cat

Segunda feira de games de 366POP - 2 de 52, 11 de 366

Conseguir criar uma história interessante, desafios variados e um protagonista carismático em um game é relativamente complicado. Fazer tudo isso em 8 bits e 32 kb é coisa de gênio. Alley Cat consegue ser tudo isso.

Criado por Bill Williams em 1983 para o Atari 800 e migrado para PCS no ano seguinte foi um desses jogos que todo mundo da época jogou, é desafiador, viciante e bastante variado. E não tem como não gostar do gatinho pixalizado apenas em preto.

Versão para Atari 800.

A história é bastante simples, um gato do beco (daí o nome do jogo) se apaixona por uma gata branca, e para conquista-la precisa passar por desafios dentro de apartamentos do prédio que fica no tal beco. Quando se consegue completar um desafio aparece a chance de encontrar até a gata, se cair, precisa recomeçar tudo de novo. Quando se consegue, ganha-se uma vida, e o nível  de desafio aumenta. O nível máximo parece ser o 30. Depois disso o jogo continua, mas sem mais ganhos.

O gato precisa pular para dentro dos apartamentos quando as janelas abrem, mas sempre que uma janela abre um objeto é arremessado por ela, o que só complica a vida do gato do beco. Além dos objetos arremessados existe um cachorro que vigia o beco e um gato rival. Vida dura desse bichano.

Os desafios são bastante variados, vão desde comer um pássaro que está numa gaiola, capturar ratos em um queijo gigante, mergulhar em um aquário cheio de peixes (que devem ser capturados) e enguias elétricas (que devem ser evitadas).

Tudo nesse jogo é mortal, errar a janela e cair custa vida, ser atingido por objetos arremessados ou ser pego pelo cão também. Um grande desafio com poucas vidas. A vida era assim antes de existir o save.  
Esse cara é ninja, 48 minutos de game play. 

Joguei bastante esse jogo nos anos 90, no meu antigo e valente XT de monitor verde, joguei recentemente e sim, é bem divertido nos tempos atuais.

Uma continuação não oficial foi lançada por Fabio Moro em 2006 com o nome Alley Cat 2. Redesenhado em alguns pontos e mantido como o original em outros. http://asetgam
es.altervista.org/alleycat2.html

Em 2012 um projeto de Alley Cat redesenhado com gráficos cartunescos foi lançado no Indieagogo, mas os valores praticados eram altos demais e o projeto fracassou.

O jogo novo de 2012 que nunca existiu.
Tudo que temos sobre o assunto é esse vídeo e alguns comentários.

O jogo pode ser facilmente encontrado em sites de abandonware (como este: http://www.dosgamesarchive.com/download/alley-cat/) se você é true nerd, ou jogado diretamente do browser nesse link aqui https://archive.org/details/msdos_Alley_Cat_1984

Uma história trágica

Mesmo sendo considerado um gênio por muitos jogadores e críticos a carreira e vida de Bill Willians foi curta. Entre seus títulos encontram jogos como Salmon Run para Atari 800, Necromancer para Comodore 64 e Bart´s Nightmare para Nes (que seria seu último título). Tendo muitos problemas com Bart´s Nightmare e problemas de saúde, ele sofria de fibrose cística e diabetes Bill deixou as atividades de desenvolvedor de jogos e entregou-se a uma vida religiosa. escreveu o livro Naked Before God, que fora publicado em maio de 1998. Bill Williams faleceu em   28 de maio de 1998, ele tinha 37 anos. 

Links:
https://en.wikipedia.org/wiki/Alley_Cat_%28video_game%29
https://en.wikipedia.org/wiki/Bill_Williams_%28game_designer%29 
http://www.gamedesignersremembered.com/bill-williams 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...