domingo, 13 de dezembro de 2015

Tutorial de Informática para viajantes do Tempo - Criando arquivo bat


Se você está viajando no tempo, acidentalmente ou de propósito, e está nos anos 80 ou primeira metade dos anos 90, pode ser obrigado a usar um PC, e muitas vezes precisa repetir comandos. O que leva muito tempo, mas, ironicamente, tempo é o que menos se tem em uma viagem no tempo, cada segundo perdido conta. Pode ser útil para a sua sobre vivência e a do universo(s) saber escrever um arquivo bat.

bat não tem nada a ver com morcegos, bat é uma abreviação de batch, lembre-se extensões só podiam ter 3 letras e nomes de arquivos só podiam ter 8 caracteres comuns e nada mais.

Na tela de comando. aquele C:\ escolha em que diretório gostaria de criar seu arquivo bat. Se criar na pasta errada talvez precise movê-lo, e isso não é assunto deste tutorial.

escreva na pasta desejada, vamos imaginar que seja a raiz.

c:\edit nome do arquivo.bat
substitua nome do arquivo pelo nome do arquivo, fez sentido para você? Ok.

c:\edit cat.bat

a tela ficará azul, não se assuste, está tudo dentro do esperado, mas se você estiver usando um PC com monitor verde (Não é o monitor em si, mas a tela que só tem preto e verde, facilmente identificável) e a tela ficar azul, aí você provavelmente criou um vortex temporal e está fodido, esqueça o arquivo bat e corra. Mas se a tela do monitor ficou na cor correspondente, verde para monitor verde, branco para monitor de fósforo branco, então continue com este tutorial.

C:\edit cat.bat

na tela verde/azul/branca (dependendo do ano e do monitor que você estiver viajando/usando digite.

cd c:\Jogos
cd c:\jogos\cat
cat.exe

Não esqueça de salvar antes de sair do editor.

Este é um exemplo com um clássico jogo da época, Alley Cat. Sed você estiver no meu primeiro PC estes comandos funcionarão, mas em outros PCS de outras pessoas talvez você precise dar alguns comando dir (tutorial anterior) para saber o que fazer.

Outros comandos do MS-DOS podem ser usados em um arquivo bat.


E este foi mais um Tutorial de Informática para Viajantes do Tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...