sexta-feira, 18 de julho de 2014

Lojas de 1,99


O 365POP é um projeto que tem como objetivo resgatar uma lembrança da cultura pop por dia durante este ano. O interessante de pensar na cultura pop é perceber que ela é permeada por tudo, desde programas de TV até acontecimentos históricos (como pode ser visto aqui)

As mudanças econômicas e suas consequências também são incorporadas à cultura pop e ao imaginário popular. Como o caso das lojas de 1,99.

Como hoje é o dia 199 do projeto, nada mais justo que falar dessas infames lojinhas.

Algumas coisas tiveram que acontecer para chamarmos as lojas de variedades de 1,99.

- Em programas de TV, filmes e séries víamos pessoas comprando coisas em lojas de tudo por 1,99 dólares. E na economia bagunçada em que vivíamos isso parecia uma grande ideia.



- A importação, por tanto tempo proibida no Brasil, passou a ser possível. Inundações de produtos chineses vinham direto da China, em containers de navios. Não precisávamos mais dos tios que vinham daquela terra prometida (pelo menos no imaginário infantil [brinquedos baratos!] O Paraguai. (meu texto sobre o assunto).

- A melhora do poder econômico e o plano real que melhoraram o poder aquisitivo das classes menos favorecidas. E a mudança da moeda para o real e a estabilização da inflação. Sem isso chamariam algo como "Tudo por 15.000 cruzeiros" e no dia seguinte já teria alguém trocando a placa por "Tudo por '15.235 cruzeiros" e um dia cortariam os zeros das lojinhas de 1500.000 cruzeiros, e passariam a chamar "Tudo por 1500 cruzados" e disso em diante.

Quando começaram a aparecer essas lojas de importados e alguns produtos nacionais de baixo custo, como saboneteiras, porta copos e aquela coisa que se coloca no ralo da pia da cozinha que tem um pininho. Pensando agora descobri que não tenho a mínima ideia de onde se comprava uma saboneteira ou uma coisa com pino pra pias de cozinha antes dos 1,99.

Depois começaram a vir os produtos mais caros. Alguns desencanaram do Tudo por 1,99 e arrancaram as placas, outros simplesmente escreveram "A PARTIR"  sobre o "1,99"  que já estava na placa e continuou a vida feliz. Alguns poucos colocaram "Loja de 1,99 e 2,99". E pelo menos um que conheço fez as duas coisas. Primeiro colocou "1,99" acrescentou o "2,99" e um dia foi lá e colocou um "A partir". Ficou algo bizarro assim "Loja A Partir de 1,99 e 2,99).

As lojas de variedades foram aumentando e desencanando do 1,99. hoje são conhecidas genericamente por lojas de 1,99 (mesmo não o sendo) e  racistamente por loja de Chinês. A variedade de produtos é gigantesca, alguns são praticamente supermercados sem o horti fruti na frente, outras são amontoados de produtos  que só estão lá porque não tem outro lugar para eles.

Entrou para o imaginário popular, estão por aí, com seus quilos e quilos de produtos de plástico de qualidade duvidosa, com seus enfeites bregas e com brinquedos chineses que poderiam ter o seguinte slogan "De crianças para crianças". Não parecem que vão desaparecer tão cedo, e são a melhor opção se você precisa de pilhas em um feriado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...