terça-feira, 10 de junho de 2014

Lone Ranger


Não, não é o Zorro!

Lone Ranger (Cavaleiro Solitário [na melhor tradução]) é um personagem de rádio criado em 30 de janeiro de 1933 por George W. Trendle, que também criou o Green Hornet (Besouro Verde[que também não é um besouro]). Até admitiu que Lone Ranger é tio avô de Green Hornet.

John Reid, o único sobrevivente de uma patrulha de 6 rangers, daí o nome, usa uma máscara preta e suas incríveis habilidades de tiro certeiros com as duas mãos e combate corpo a corpo para combater o crime e conseguir vingança. Seu companheiro é o Tonto (Que também gerava muita briga na minha infância) um índio exímio em combate e rastreio, amigo de Reid desde a infância.

Lone Ranger foi adaptado para muitas mídias.

Meu contato com este personagem foi nos desenhos animados, de 1966. Algum canal os reprisava nos anos 80, não sei bem qual. Outro contato foi com o filme de 1981, transmitido pelo SBT.

O desenho, na minha lembrança era bem legal. Eu gostava do personagem, do heroísmo, do poder de fazer o que os outros não podiam. Também gostava do visual do personagem. O azul e branco ficavam bem legais.

Infelizmente minhas lembranças não correspondem exatamente com a realidade. O desenho é horroroso, mesmo para os padrões dos anos 60 é fraco em animação, história e desenho. Tenho até medo de rever esse filme de 1981, se é que é possível achar um telefilme de 33 anos atrás. E não tenho a mínima vontade de ver o filme novo. Minha infância já foi destroçada demais para um único dia. Fiquei curioso para ver os filmes dos anos 50.

Agora, vamos ao trauma de infância.

Eu brigava com todo mundo, discutia, melhor dizendo. Todos chamavam o Cavaleiro Solitário de Zorro. Era obvio para mim que não eram o mesmo personagem. Um vestia azul, o outro preto, um era norte americano, o outro espanhol, um era do século XVIII, o outro do XIX. E por aí vai.

Uma decisão esquisita de tradução (para não dizer preguiçosa) levou a gerações a acreditarem que o Lone Ranger era o Zorro. Muito antes de eu nascer, e mesmo assim, discuti muito por causa disso. Não me lembro se quando o SBT passou o filme o chamou de Zorro ou Cavaleiro Solitário. A impressão que eu tenho é que dizia Zorro nas chamadas e na dublagem estava  Cavaleiro Solitário.

Um ótimo personagem, que nunca teve uma adaptação recente boa. Espero que isso seja corrigido algum dia.

 Episódio do desenho de 1966

 
Trailer da versão meh da Disney de 2013

Eu sei que vou cometer o erro de ver esse filme. Maldita curiosidade mórbida!
 
Links:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...