sábado, 24 de maio de 2014

Zorro (Série - 1957)


Zorro é um personagem com tantas encarnações que é bem difícil dizer o que é original. O personagem começou nos livros de Johnston McCulley, em 1919. De lá pra cá foram tantas versões para tantas mídias que pegam a ideia geral e criam algo novo que é bem difícil dizer que conheço o personagem.

O que pode se dizer com certeza é que ele não usa uma camisa azul, chapéu branco e tem um companheiro índio chamado Tonto e um cavalo chamado Silver. Este é o Cavaleiro Solitário. Nem são primos, não insista.

Uma das muitas encarnações de Zorro que assisti é Zorro, seriado da Disney, produzido entre 1957 e 1959. Teve 78 episódios de 30 minutos e 4 especiais para TV no início dos anos 60.

Esta é a versão mais presente no imaginário popular, com o chicote, marca de Z, cavalo preto chamado Tornado (silver é outro cara [ou melhor, cavalo]) e seu companheiro Bernardo, um serviçal mudo que fingia-se de surdo, para espionar para Don Diego.

Esta série foi colorizada posteriormente, o que a deixa com um visual bem interessante. As histórias são legais, infantilizadas, até um pouco datadas, mas o elemento capa e espada e a aventura compensam, cumpre o que se propõem. A trilha sonora é ótima também, bem arranjada e com musicas temas para cada personagem. Eu adorava esta série nos anos 90, e revendo, continuo adorando. Recomendo para todos.

Está série passou no SBT nos anos 90, acredito que em horário noturno, mesmo horário que foi ocupado pelo seriado do Batman dos anos 60. Atualmente pode ser visto no canal Brasil aos sábados, também pode ser visto no youtube ou baixado, dublado ou com algum esforço, até encontrável legendado.

O que me incomoda nisso tudo é perceber que não conheço o personagem original, lá se vão mais 25 paus pra corrigir isto. Lerei A Marca do Zorro de Johnston McCulley e digo o que achei para os robôs.


Links:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Zorro_(s%C3%A9rie_de_televis%C3%A3o_de_1957)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...