quinta-feira, 22 de maio de 2014

Atchim e Espirro


Nos anos 80, os programas infantis eram cheios de palhaços, a começar por Bozo, o que acarretou em variações e miniestações (sim, eu sei, Bozo não foi o primeiro, foi Carequinha, ou o Arrelia, que começaram nas Rádios, mas Bozo é quem deixou tudo popular nos anos 80). Uma desses imitações é o Pipo, já citado aqui e completamente sublimado da história televisiva. Outrs vieram, por períodos e popularidades variadas. Vinham até em duplas, caso de Atchim e Espirro.

A dupla começou na Gazeta, como muita gente começou também, e migraram para a Bandeirantes, isto na segunda metade dos anos 80. O programa na Bandeirantes era na formula já consagrada: Shows de humor, desenhos, brincadeiras de auditório.

Atchim era o mais clássico, vestindo azul, cartola e Espirro era mais descolado, em cores quentes, vermelho e amarelo. Nas minhas lembranças existe uma grande mistura do Espirro com o Pipo.

Os palhaços eram interpretados por  Eduardo dos Reis e Carlos Alberto de Oliveira, existiram de 1983 até 2005 (como dupla), ou até 1989, segundo a Wikipédia. Participaram de alguns programas da Gazeta e na Bandeirantes eram apresentadores do Circo da Alegria.

Vídeo da época da Gazeta:


A dupla teve uma sobre vida , participaram de um ótimo comercial de Vick, para gripe (nada mais justo, né?) em 2012. Começaram com isso com o rap infantil. Com um visual mais sóbrio e mais urbano, mas com as características gerais anteriores, lançam dvds e shows.

Na época eram só mais apresentadores, melhor que o forçado Sergio Mallandro e menos apelativo e "na moda" que a Xuxa, não parecia tão papo de velho como o Bozo, era equilibrado, não guardo grandes lembranças.

Legal terem voltado, nessa nova onda de palhaços. O comercial ficou ótimo, direto para os pais e mães que eram crianças nos anos 80. ótima ideia da Afrika.



Links:
http://g1.globo.com/pop-arte/musica/noticia/2012/05/palhacos-atchim-e-espirro-retomam-carreira-promovendo-rap-infantil.html
http://www.letras.com.br/#!biografia/atchim-e-espirro
http://pt.wikipedia.org/wiki/Atchim_%26_Espirro
http://discotecapublica.blogspot.com.br/2011/11/atchim-e-espirro-1986.html

Um comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...