quinta-feira, 3 de abril de 2014

Scooby Doo E os 13 Fantasmas


Escrever sobre Scooby Doo não é tão simples, aquilo que muita gente (e minha memória) chamam de episódios clássicos não o são. São 11 séries para a TV diferentes. Algumas bem difíceis de separar quando passadas no Brasil sem nenhum cuidado ou cronologia.

Alguns como o Pequeno Scooby Doo ou Scooby Doo e os 13 fantasmas são bem óbvios de separar dos outros.

Scooby Doo e os 13 Fantasmas (The 13 Ghosts of Scooby-Doo) foi exibido de 7 de setembro de 1985 até 4 de outubro de 1986, com 13 episódios. Produzido pela Hanna Barbera. Exibido no Brasil na segunda metade dos anos 80.

O desenho tinha apenas Scooby Doo, Scobby Loo, Salsicha e Daphne dos personagens originais. Dois personagens novos foram introduzidos Flim Flan e Vincent Van Ghoul.

Diferente do ceticismo (sim, estou falando de ceticismo em Scooby Doo) mais habitual, aonde os fantasmas eram pessoas disfarçadas usando fumaça e espelhos. Nos 13 Fantasmas não é questionável o sobrenatural. Os fantasmas são fantasmas mesmo, e o uso da magia é bem constante. Com os poderes de Vincent ou os truques mágicos e garrafadas de Flim Flan.

A história é sobre Essa nova turma de Scooby Doo caçando os 13 fantasmas e os colocando de volta na arca da qual foram libertados acidentalmente por Scooby Doo. Em cada episódio eles viajavam para algum lugar do planeta para enfrentar e capturar um desses fantasmas. Cada fantasma era um tipo de chefe de fase, com seus poderes, fraquezas e agenda.

Os 13 fantasmas é praticamente uma minissérie, pensada para ter 13 episódios e capturar os 13 fantasmas, mas isso é estranho. Apenas 11 fantasmas foram capturados! Flim flan fala e claro e bom som: Pegamos todos e acaba.

O visual dos personagens foi levemente reformulado. Scooby Doo e Scooby Loo praticamente não tem mudanças, Salsicha ganhou uma camisa vermelha e Daphne tem uma nova roupa, mais anos 80 e mais prática que um vestido para caçar fantasmas. A van também mudou, sai a Mistery Machine e entra uma van genérica vermelha.

Flim Flan é um sidekick estilo indiana Jones/Jonny Quest, usa macacão amarelo e tem objetos mágicos, sua grande habilidade é a lábia.

Vincent Van Ghoul é um místico clássico, com a cara do Vicent Price (que o dublou no original). Tem poderes mágicos, algumas centenas de anos e conhecimento, funciona como mentor da equipe. 

Eu tinha muitas lembranças dessa série, gostava muito, era um daqueles desenhos (raros) que eu e meu irmão concordávamos em ver. A grande frustração da época era o descuido da emissora (Acredito que a Globo) com ordem dos episódios e reprises.  

Os episódios são legais, tem aquelas piadas clássicas, boa ação e uma história legal, não é genial, mas funciona. Sei que isto é controverso, esta é uma das séries mais odiadas de Scooby Doo.

Links:
http://pt.wikipedia.org/wiki/The_13_Ghosts_of_Scooby-Doo
http://www.imdb.com/title/tt0088628/
http://en.wikipedia.org/wiki/The_13_Ghosts_of_Scooby-Doo
review do Whyboy parte1 e parte 2 (youtube, em inglês)

Abertura:

Todos os 13 11 fantasmas capturados:

Alguns episódios são encontrados em português no youtube, mas estão na pior qualidade que eu já vi. Filmados com câmera de vídeo direto da tv.

6 comentários:

  1. Poxa, eu cheguei a assistir esse em meados de 2004/05 quando ainda era moleque e não gostei muito não, os desenhos que lidam com o sobrenatural parece que sempre tem essa fase de "capture os demônios". Ainda teve outra que tinham várias participações especiais tipo Batman e Robin ou o gordo e o magro, foi sem dúvidas a que mais odiei porque tirava o foco da história para colocar personagens nada a ver.
    Nada se compara as duas temporadas do Scooby Doo Where Are You?, que tinha toda aquelas coisas clássicas tipo a turma correndo de um fantasma e o cenário que ficava repetindo, isso exibido em meados de 2002 no Cartoon Network, ai ai bons tempos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, pretendo resenhar todas as 11 séries do Scooby Doo. Hoje já tem post sobre a clássica e primeira série Scooby Doo Where Are You!

      Excluir
  2. Essa é umas das melhores séries na minha opinião, gostei muito do fato dos fantasmas serem reais, isso deu uma reinventada no desenho, as roupas se modificaram de acordo com os anos 80, isso é bem interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. também é um dos meus favoritos, obrigado pela visita e desculpe a demora para responder. Isso aqui tava meio jogados para as traças até meia hora atrás.

      Excluir
  3. Alguém mais acha muita semelhança entre o mágico Vincent e o Doutor Estranho?

    ResponderExcluir
  4. Foi uma das minhas séries preferidas do Scooby-Doo, talvez pelo fato do boicote por parte dos pais na época, a palavra demônio acabou deixando a imagem do desenho um tanto polêmica, Isso na minha opinião foi muito bom, pois eu adorei o fato dos fantasmas serem de verdade, para o meu paladar, a Daphne também ficava linda com aquele corte de cabelo dos anos 80. Se alguém souber o modelo e a marca daquela van vermelha (A Máquina de Mistério) usada nessa série, eu agradeço deis de já. Lembro que a mesma foi muito vendida como brinquedo de plástico aqui no Rio de Janeiro, inclusive cheguei a ter uma quando criança, na cor preta.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...