quarta-feira, 19 de março de 2014

Cobrinha Azul (Blue Racer)


É azul e corre tão rápido pelas estradas que só é possível ver a poeira sendo levantada. Não, não é o Papa léguas, é a cobrinha azul.

Produzido entre 1972 e 1974, com 17 episódios, esta animação sobre uma cobrinha azul, segundo ela, a mais rápida do hemisfério norte. As aventuras do desenho giravam em torno das tentativas da cobrinha azul conseguir comida. Seu principal adversário (e refeição) era o besouro japonês (para os padrões de hoje seria bem racista [não para os padrões brasileiros que continua usando esse tipo de humor capenga]). Exibido nos anos 70 pela Tupi e nos anos 80 (quando eu assisti [sim, sou velho]) pela TVS.

O desenho não era um primor, mas competente, os cenários são em tons de cinza e amarelo, um tanto quanto homogêneos, carregado em peso e perspectiva. Funciona bem em contraste com as cores dos personagens e o tom de azul da Cobrinha.

A trilha sonora é puxada de big bands, preenche o vazio, mas só isso, Não tem grande relevância ou destaque. A trama é um pouco lenta para os padrões atuais, um pouco didática e explicada demais, mesmo para a época.

A Cobrinha fala com o público o tempo todo, nada seus feitos. Tem boas piadas, algumas até cruéis. A grande diferença entre a maioria dos desenhos com animais é que este tem o predador como protagonista, o que até acontece com um ou outro desenho, mas protagonista predador de uma série são bem raros.

 Para uma audiência nova talvez não funcione, é bem datado e lento. Para quem já assistiu na infância pode rever sem medo. Pode até não achar muita graça, mas está longe de ser uma grande decepção.

Curiosidade: A Cobrinha azul foi inspirada na Blue Racer (nome original da série). Uma cobra encontrada nos Estados Unidos famosa pela velocidade que caça as presas (nome científico: Coluber constrictor foxii).

Links:
http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Blue_Racer
http://www.anos80.net/desenhos/a-cobrinha-azul/
http://www.mofolandia.com.br/mofolandia_nova/cobrinhaazul.htm

Os episódios são facilmente encontrados no youtube:

 


Um comentário:

  1. Assistia Cobrinha Azul e acha demais legal. Não sei porque não exibem mais os desenhos antigos. Os atuais não são muito interessantes.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...