domingo, 9 de fevereiro de 2014

...E um monte de Capitães

Semana dos Capitães 7 de 7

O Brasil ama o título de capitão, quando comecei a escrever a semana dos capitães acreditava que seria difícil achar 7 personagens com o nome capitão, ledo engano, são dezenas de capitães, alguns bem obscuros, outros bem famosos. Aqui estão os Capitães mais obscuros, praticamente todos dos quadrinhos nacionais.

Capitão Atlas: começou no rádio nos anos 40, sendo o primeiro herói brasileiro a ter revista própria nos anos 50.
Era um explorador no estilo Jim das Selvas, mas com vários amigos bem folcloricamente brasileiros (estamos falando dos anos 40, não julgue). Criação de Péricles Amaral.
Links:
 - http://hqquadrinhos.blogspot.com.br/search/label/BRasil%20Capit%C3%A3o%20Atlas
- http://sallesfanzineiro.blogspot.com.br/2011/07/capitao-atlas.html
http://bancadosgibisbrazucas.blogspot.com.br/2013/02/capitao-atlas.html

Capitão da Caatinga: Um tipo de Jim das Selvas, um ávido explorador da caatinga brasileira era o homem conhecido apenas como O Capitão. Criação de Franco da Rosa e Sebastião Seabra, publicado na Sertão Pampas em 1974.

Links:
http://www.guiadosquadrinhos.com/artista/franco-de-rosa/1461
http://hqquadrinhos.blogspot.com.br/search/label/BRasil%20Capit%C3%A3o%20Caatinga





Capitão Estrela: No melhor estilo garoto propaganda de National Kid, Capitão Estrela, um mutante com  força, inteligência e agilidade acima do comum e ex combatente da segunda guerra mundial enfrentava o mal com o logo da Estrela no peito de seu uniforme. Interpretado por Dary Reis, teve estreia nas hqs, mas ´vingou mesmo na TV.

Links:
http://www.infantv.com.br/capitaoestrela.htm
http://www.natalino.com.br/sinaleiro/archives/001065.html Zaé Jr. produtor e roteirista.
http://hqquadrinhos.blogspot.com.br/search/label/BRasil%20Capit%C3%A3o%20Estrela

Capitão Gralha: Primeiro herói alado do Brasil, Capitão Gralha era um foragido do Planeta Homens Pássaro e agia como herói na Terra. criado em 1940, por Francisco Iwerten. Teve apenas 3 edições. Primeiro herói com asas que se tem registro. SDerviu de inspiração nos anos 90 para O Gralha.
Links:
http://www.ogralha.com.br/p/informacoes.html
http://cards-de-super-herois.blogspot.com.br/2013/09/226-capitao-gralha.html
http://hqquadrinhos.blogspot.com.br/search/label/BRasil%20Capit%C3%A3o%20Gralha

Capitão Astral: Publicado pela Júpiter, entre 1953 e 1954, Capitão Astral, criação de Gedeone Malagola, fazia parte da Patrulha Espacial, ficção científica da época, era personagem exclusivos de hqs, teve uma grande tiragem. Sua companheira de aventuras era a Eletra (a loira da capa da hq ao lado)
Links:

http://www.bigorna.net/index.php?secao=gibizoide&id=1208118064

http://hqquadrinhos.blogspot.com.br/search/label/BRasil%20Capit%C3%A3o%20Astral


Capitão Júpiter: Também criação de Gedeone Malagola e para a mesma patrulha Espacial, Capitão Júpiter aparecia na Revista que levava o seu nome.

Link: http://hqquadrinhos.blogspot.com.br/2009/12/capitao-jupiter-1953-by-gedeone.html

Quando comecei os posts sobre Capitães brasileiros não achava que ia chegar nem no 5, passou e muito disso. Foi uma boa jornada de uma semana aprendendo sobre os quadrinhos brasileiros, é só uma pena o material ser tão escasso. Tem horas que apenas reproduzi pequenos trechos da única fonte encontrada para ter o que escrever. Recomendo que vejam os links postados, todo material utilizado está devidamente linkado, vale a pena explorar.




 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...