quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Que saudade das conveções.



Foi em Jundiaí, no gabinete Rui Barbosa, minha primeira convenção de Star Trek. Meu irmão, que sempre descobre essas coisas. Nós fomos, deixei de ir em um live action para ir na convecção. (outra saudade que tenho, mas muito menos). A convecção foi pequena, passou alguns e´pisódios legendados, contrabandeados em VHS (Sim, VHS, isso foi em 1998 [já existiam dvds, mas séries eram gravadas da tv norte americana e enviadas pelo correio para cá {pirataria artesanal}]). Não lembro dos episódios, acho que foi algum importante, mas nas minhas lembranças misturo com episódios de outras convenções.

Nesse dia conheci o pessoal da Vulcanandia, gente legal de Jundiaí (pelo menos uma parte deles), obviamente fãs de Star Trek. Pessoal legal de se conversar. Teve uma palestra com um físico sobre teleporte, bem interessante também. Tinha uma garota mais ou menos da minha idade que nunca tive coragem de conversar (idiota, eu sei). E o pessoal da loja USS, um cara legal que vendia memorabilia. comprei um comunicador na nova geração e um alien numa caixa (coisa de arquivo X).

Depois dessa vieram mais duas convenções em São Paulo, 2 encontros em um bar que nem sei se ainda existe e uma breve participação no grupo de apoio. Por conta participei de uma convenção em Campinas, muito legal também.

Coisas notáveis das convenções: Palestras com físicos (incluindo um tal de Pier), teatro sobre Star Trek (a tal garota citada acima participava disso), a primeira vez que assisti voyager, e principalmente, eu sabia que não estava sozinho.

Nunca fui um grande fã de Star Trek, foi minha entrada para a ficção científica (comecei vendo vhs da nova geração aos 11 anos de idade), mas nunca fui muito fã de nada, gosto de um monte de coisas, e gosto muito, mas nada dedicado. No que se trata de nerdices sempre fui e sempre serei um ronin.

Com a internet essas convenções perderam parte do sentido. A parte social ainda vale, mas pagar uma grana pra encher um salão e ver cópias contrabandeadas perdeu totalmente o sentido. Não sei se essas convenções ainda existem. Vou perguntar ao google, quem sabe né.

Notas:
1- http://www.ffesp.com/portal/eventos.html Federação da Frota Estelar de São Paulo - Mantém uma agenda de eventos, ainda nada para 2013, mas quem sabe não rola algum evento que eu possa ir para esse ano.

2- Já o http://www.trekbrasilis.org/ continua com a página ativa, mas sem novos eventos desde 2010.

3- Fiquei muito feliz em descobrir que a USS Brazil ainda funciona (ou pelo menos ano passado estava lá). Sua página deixou de ser atualizada em 2003: http://ussbrazil.com/ (vocês não adoram esse layout dos anos 90?). Mas essa matéria da Época de 2012 diz que a loja está lá.  Pensando seriamente em juntar uns camaradas e passar lá. (obviamente depois do pagamento).

4- Existem outras convenções e encontros de scifi e fantasy que ficarão para outros posts.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...