sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Sim, isso mesmo, eu escrevendo sobre Magic.


Sim, isso mesmo, sou eu, Rogério escrevendo sobre o card game Magic (toma essa Tobias).

AVISO: ESTE POST È PAPO DE VELHO.

Esse não é um post de quem joga Magic, mas de quem já jogou e viu ele chegar no Brasil, achou que era uma boa ideia, um jogo legal, até gostou, mas quando calculou quanto ia custar jogar um pouco mais a sério desistiu e comprou mais um módulo básico para RPG (acho que foi o Toon).

Eram lá nos idos de 1990, mais ou menos na metade, talvez 1996 (eu acho) que o Magic foi lançado no Brasil. Acho que foi a quarta edição. Foi quando eu comprei o único deck de Magic que comprei na vida. Alguns amigos também compraram umas cartas, comprei mais uns 3 ou 4 busters. Amigos de amigos arrumaram namoradas que mandaram eles pararem com essa putaria de cartinha e foi nessa que montei meus decks. Sim eu tinha alguns decks. Do ponto de vista dos caras que jogam for real eram todos uma piada, mas eram suficientemente equilibrados para umas partidas quando a mesa de RPG estava miada.

Então veio a divisão. Por algum motivo que eu desconheço a razão. Tem uma lenda a respeito que eu contarei lá no fim do post). O pessoal que jogava Card Game meio que invocou com o pessoal do RPG e vice-versa. Eu jogava muito mais RPG que Magic (ou Spellfire, mas Spellfire era meio queridinho dos jogadores de RPG), e como um bom adolescente babaca eu nem dizia para o pessoal do RPG que eu gostava de Magic, até tirava sarro do pessoal que jogava Magic. Chamávamos eles de cardíacos (trocadilho idiota eu sei, comportamento mais idiota ainda, eu também sei, mas em minha defesa eu tinha 15 ou 16 anos e era tão babaca quanto se tem direito de ser nessa idade).

Voltei a jogar na faculdade nos intervalos e aulas vagas, mas nem ligava muito mais para o jogo. Isso em 2002. depois disso ensinei uns garotos a jogarem em 2006 (usando só minhas cartas velhas) e dei minhas cartas para eles. Só fui entrar em contato com o jogo em 2010 e sinceramente mal reconheci o jogo. Mana estava lá, terrenos também. Mas era só. O restante todo me fez sentir um velhinho tentando usar um smartphone.

Tinha um tal de planinalta, ou alguns planinaltas (sei lá). Ninguém mais formava bando, ninguém mais flanqueava e Terror não era mais uma carta fodona. E pior ainda: Esse pessoal que joga nem sabe do que eu to falando quando digo essas coisas. Mas de tudo isso o que mais me causou estranheza foi o fato dos jogadores de hoje em dia nem ligarem para a Black Lotus. Quando eu jogava essa era uma carta lendária, um tipo de desejo de posse de qualquer um que ligasse o mínimo para Magic. Hoje é só uma carta que um dia foi banida, vai ver a primeira delas.

Magic continua com uma arte lindíssima e acredito que a jogabilidade esteja milhares de anos a frente do que em 1996. Mas não é mais um mundo pra mim, fiquei velho demais pra isso. O jogo ficou complicado demais e caro demais, não tenho mais vontade de ver como as coisas ficaram for real.

por que eu escrevi tudo isso? por causa dessa postagem da gizmodo brasil. Eu sei que o assunto não tem nem uma linha sobre Magic. Me processe.

A TAL LENDA: Reza a lenda que em um RPGCOM um jogador de RPG queimou uma carta rara na frente de um jogador de Magic. Existem variações dessa lenda. Uma diz que o tal jogador de RPG rasgou a carta. Outras dizem que ele tomou a carta, e outras ainda que ele a comprou para destruir. Eu acho tudo isso uma babaquice e DUVIDO que quqlquer versão seja minimamnete verdadeira.

links:
liga magic
wikipedia
página oficial

Um comentário:

  1. A black lotus é banida!!! não tem mais aqquele flavor dela de antigamente, e eu conheço as habilidades formar bando e etc(só nunca precisei usar hauhauhua).

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...