quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Dizeres


Um fato recente, durante uma conversa incrivelmente entediante (qualquer informação que indique onde, quando e com quem essa conversa se deu foi devidamente deixado de lado [eu não quero sentar no nabo]). A conversa seguiu assim: blá blá bla ... ai esse livro tem uns dizeres tão lindos! ... bá blá blá. Ai fiquei pensado. O que diabos essa palavra dizeres quer dizer? (tá, é paradoxalmente um paradoxo, eu sei, me processe pelo pleonasmo ou pseudo-pleonasmo[me processe também se pseudo-plenásmo não existir ou não tiver hífen {e me processe mais um pouco por usar sinais de expressões matemáticas nos meus textos.}].

Eu não tenho nada contra a forma de dizer na  2ª pessoa do singular do Infinitivo Pessoal do verbo (não, eu não sei isso de cor eu olhei aqui http://www.dicio.com.br). Mas quando vira um substantivo maluco, uma gíria (eu acho que dizeres é gíria de velho, posso estar enganado [mas me arriscarei a ser massacrado nessa.]).

Eu não consigo pensar em uma palavra mais entediante do que "dizeres". É regra, toda vez que alguém diz dizeres vem uma longa e chata lição de moral e interpretação errada muito, mas muito longe mesmo de qualquer contexto e lógica. Vai, me diz um uso pra essa aberração que é dizeres que não é seguida de uma momento agudo de tédio?

Sabe o que eu penso quando alguém fala "que dizeres tão lindos"? Eu penso: Esse fulano não conhece nenhuma obra desse autor, nunca leu esse livro ou se quer sabe do que está falando.

Mas pensando bem "dizeres" não é o problema em si. É só a manifestação linguística do problema. Uma palavra velha pra indicar que vem 5 minutos de tédio. Essa palavra pouco usava pela molecada do facebook está lá in spiritum. Toda vez que alguém coloca uma citação fora de contexto e de um autor que o fulano provavelmente nem sabe quem é um "dizeres tão lindos".

Se você ficou preocupado se esta "dizerando por ai eu recomendo que antes de postar uma citação randômica peça para sua avó ler (ou qualquer outra senhora que você tiver disponível), e se essa senhora falar: Ai que dizeres tão lindos! Sinto muito mas você é um dizerador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...