sábado, 28 de janeiro de 2012

The wizard

Simon Mckay é um anão gênio inventor de brinquedos que já foi um inventor de armas, mas busca um tipo de redenção melhorando a vida de pessoas. Usando seus inventos ele ajuda quem precisa dele. Seus companheiros são um agente do governo chamado Alex Jagger e sua governanta/segurança/bad ass (um tipo de B.A. de avental) Tillie Russell. Ele tinha um arqui inimigo que foi banhado por radiação (acho que era isso) e por esse motivo tinha que viver sob um tipo de luz especial. Todos que estavam na mesma sala que ele tinham que usar óculos especiais. Sua pele era toda marcada, acho que descascando ou queimada. o nome desse arqui inimigo era Troyan e ele culpava Simon por seu acidente.

Abertura:

Quando eu vi essa abertura (e principalmente escutei a musiquinha) tive um monte de lembranças pipocando.
 Lembro da sinistríssima cena de Symon Mckay encontrando com Troyan. Senti medo que symon acabasse envenenado por radiação ali como Troyan (essa era a vingança de Troyan, eu acho). Admito, esse era um vilão que me dava medo. Pena eu não achar nenhuma foto dele. 
Outra cena que me lembro bem é de um software controlado por ondas cerebrais que Simon inventa para uma bailarina que ficou paraplégica depois de um acidente. esse software é usado no fim do episódio para salvar o dia.


A governanta Tillie enfrenta motoqueiros barra pesada no braço de ferro. eles eram tão bad ass que tiravam braço de ferro com um escorpião de cada lado da mesa. Quem perdia era picado por um escorpião. Mas a Senhora Tillie é tão bad ass que ela arremessa o motoqueiro por cima da mesa (isso só no braço de ferro). 
Outra coisa que me impressionava era a base de operações de Simon. ele tinha uma sala gigante toda branca e cinza cheia de computadores em circulo (isso foi nos anos 80, hoje pareceria uma lan idiota e velha, na época era como ter uma sala da NASA na sua casa). E sua oficina cheia de inventos que não estavam nem ai para as leis da física. 
lembro também do pacifismo do Simon, ele se recusava a usar armas, a matar ou ser violento. Valores morais que se reptiam nos anos 80, lembram do MacGyver? existia uma certa semelhança. 
Eu tinha uma vizinha que acha a bunda do Simon engraçadinha (ela achava isso da bunda do Alf também [acho que ela gostava de bunda de anões{eramos crianças então nem pense em sacanagem}] ) . Vi por acaso essa vizinha recentemente por mero acaso, o tempo não foi legal, mas isso é outra história.
abertura com um trechinho da dublagem original:

David Rappaoprt que interpretava Simon Mckay cometeu suicídio com um tiro no peito em 2 de maio de 1990, ele sofria de depressão. 

The Wizard no Brasil ficou conhecido como Passe de Mágica, passou na Globo (acredito que domingo de manhã).  Durou 19 episódios em uma única temporada que foi de 9 de setembro de 1986 até 14 de março de 1987. 

Que saudade dessa série e dos tempos simples da minha infância. Era mágico ver os inventos e o mal forte, feio sujo e mais poderoso sendo derrotado por engenhosidade e criatividade de um herói tão inusitado.

links:
fanpage bem completa e com aquela cara de internet dos anos 90
guia de episódios
InfanTV Texto em português, só achei esse. 

Update: depois de ler a matéria da CBS algumas correções: Simon era cientista para o governo americano, e sumiu por 10 anos reaparecendo como inventor de brinquedos, que as vezes faz serviços para os EUA mas em seus termos. Sem armas e sem se envolver em política. Jagger éra um agente designado para proteger Simon e ambos tornam-se amigos. Tillie trabalhava em um navio de um contrabandista e era uma velha amiga de Simon, eles se reencontram em uma missão e Simon a resgata. Ela passa a trabalhar para Simon desde então.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...