terça-feira, 5 de julho de 2011

Heróis: Liu Wenxiu

A notícia acho que todo mundo já viu.

Liu Wenxiu de 19 anos salvou um jovem de 16 anos que ameaçava se jogar de uma passarela e segurava uma faca. Liu disse para a polícia que era namorada do garoto e que o motivo do suicídio era ela, com isso conseguiu se aproximar do garoto. Quando de frente a ele disse que já teria enfrentado situação semelhante por aquilo, tentou o suicídio anos antes cortando o pulso, mostrou ao garoto a cicatriz no pulso direito, seu motivo era que na sua família ninguém estava feliz. Os motivos do garoto foi a morte da mãe e sua madrasta o mal tratava e fugiu com o dinheiro de seu pai. Liu beijou o garoto, a polícia o resgatou e Liu prometeu ajudá-lo a enfrentar a sua vida.

Nesse texto tem mais detalhes, em inglês.

Veja o vídeo, se você não sentiu nada sinto por você.

Eu sei que a tentativa de suicídio do garoto é mais um pedido de ajuda do que um suicídio realmente. Mas isso não diminui em nada a coragem da atitude de Liu. ela assumiu alguns riscos, mentir para a polícia, se aproximar de um garoto armado e prestes e pendurado numa passarela. Qualquer coisa errada ali e Liu Wenxiu provavelmente levaria a culpa e até sofreria um inquérito.

Mesmo assim ela se identificou com o jovem que passava por uma situação superada por ela, aceitou os riscos e tomou uma atitude. Muitos podem pensar em agir, mas agir de fato é heroico. Na jornada do Herói de Joseph Campbell em um momento ele fala sobre o herói retornar com o elixir, isso significa que depois de percorrer o caminho o herói retorna ao mundo comum armado de um poder novo, de uma habilidade de inspirar e salvar. Como o cavaleiro que volta com a espada mágica para matar o dragão e salvar a princesa. No caso de Liu ela superou sua desgraça pessoal (seu caminho) e levou isso para outro garoto (o elixir).


Procurei algumas referências para escrever e esse texto e fiquei feliz com os vários comentários nas notícias apoiando a atitude de Liu, mas é claro que tem aqueles que acusaram Liu de querer aparecer, o garoto de ser um merdinha entre outras coisas, até aquele comentário que eu adoro odiar: Não fez nada demais, ele nem ia se jogar/morrer caindo dessa altura. Isso nem importa tanto, o que importa é a inspiração para o garoto e outras pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...