quinta-feira, 30 de junho de 2011

Heróis


Os fatos são esses:

1- Um professor de História me disse que a História está deixando de ser contada do ponto de vista dos heróis e disse isso como algo bom.

2- Fiquei na dúvida sobre essa afirmação.

3- Toda vez que sai uma notícia sobre voluntários para trabalhar na usina de Fukushima escuto os mesmos comentários sobre como os voluntários são interesseiros, imbecis, metidos e que deveriam morrer por serem tão arrogantes.

4-  Eu tenho a impressão que no geral brasileiros não gostam muito de heróis, que aquele que se sacrifica ou se arrisca para um bem maior não é bem visto.  Que fique bem claro, é uma impressão, não estou baseando minha opinião em nenhuma pesquisa, só na minha falha percepção.

Eu comecei esse blog para falar de ficção, na verdade só para falar de ficção que eu vejo, um tipo de diário do que vejo que não existe. Mas quando percebi que tinha gente lendo isso daqui, que eu conseguia escrever alguma coisa que minimamente mexe com o leitor eu meio que gostei da brincadeira e resolvi expandir. Comecei com a ficção e percebi o quanto isso é inspirador, comecei a falar de artistas e como inspiravam e seguindo cheguei aos heróis de verdade.

Eu lembro de quando era criança de um tio contar uma história sobre um militar que pulou no habitat de um leão marinho para salvar uma criança que caiu lá. O militar morreu. Essa história me chocou nos meus 5 ou 6 anos de idade, lembro de pensar nela por dias. Eu me colocava no lugar do garoto, me colocava no lugar do militar e até do leão marinho. Eu não conseguia entender essa história, eu me perguntava se o militar sabia que não tinha chance e mesmo assim pulou, ou se ele acho que aguentava lutar com o bicho e não saiu exatamente como o planejado. Lembro de pensar sobre o garoto, será que ele cresceria e honraria quem o salvou? Lembraria do herói? E faria o mesmo? então no lugar do garoto eu me perguntava o que eu faria. isso me voltava de tempos em tempos, não me lembro se cheguei a contar para alguém tudo isso que pensei antes.

é por tudo isso que começarei a escrever sobre aqueles que deram um passo a frente quando tudo dizia que não deveriam fazer, aqueles que se tornaram maior do que si mesmos.

A partir de amanhã  começo a escrever sobre muitos heróis reais. espero que gostem e que inspirem tanto a vocês ao lerem como a mim inspira escrever.

Um comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...